a>
  

Sobre o legítimo protesto do luto...

 por Etevaldo Junior*

Devemos apoiamos essa luta e todas aquelas que sejam de interesse da coletividade, que visem o bem comum e a justiça social.

É preciso que o livre exercício da cidadania seja de forma contínua e efetiva. Portanto, outras ações devem ser desenvolvidas e outros atos públicos deverão acontecer para a constante mobilização dos cidadãos de Ceará-Mirim em prol de uma cidade mais digna.

O evento desta sexta-feira ("Passeata do Luto" - dia 19/10/2012 a partir das 17hs.),  é o primeiro ato público em Ceará-Mirim com origem nas redes sociais da internet, que tem sido um instrumento revolucionário por todo o mundo e que está contribuindo na luta por dias melhores em nossa cidade.

É um absurdo as constantes tentativas de criminalização dos movimentos sociais. Mas isso faz parte do "jogo do sistema" que visa alienar, oprimir, perseguir, desestimular e repreender as iniciativas que tenham um ideal de mudança social.

Em Ceará-Mirim isso nunca foi diferente. Quem é ou já foi militante social sabe muito bem das dificuldades e do tamanho do desafio que é defender uma causa coletiva. Mas tudo isso deve servir como "combustível" para aumentar a nossa indignação com as injustiças sociais e fortalecer a nossa luta.

Desta forma, estaremos exercendo o principal papel da sociedade civil: participar, ter consciência coletiva, reivindicar, protestar, reclamar, lutar por políticas públicas, por justiça social e por um mundo melhor.


*Etevaldo Junior é sociólogo e cientista político



Escrito por Fala Ceará-Mirim às 23h48
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Ceará-Mirim indica...



Escrito por Fala Ceará-Mirim às 22h33
[] [envie esta mensagem] []


 
  

O DIREITO DE NOS INDIGNARMOS

por Oliveira Wanderley*

 

Independentemente de quantas pessoas irão participar do evento sexta-feira(19) Ceará-Mirim está de parabéns. O povo tem o direito de manifestar sua indignação por tudo aquilo que está errado. Isso é cidadania. Se o povo saísse às ruas sempre para protestar contra os malefícios praticados pelos governantes é bem provável que a situação do município seria diferente. Nunca podemos perder a capacidade de nos indignarmos diante dos erros praticados pelos gestores. Indignação não é raiva; indignação é amor à justiça, à correção, à honestidade. Indignação é a forma de repelir as falcatruas, os desmandos e a falta de compromisso dos gestores para com a população.

Cabe ao povo cobrar de quem está no poder ações efetivas e eficazes que mudem para melhor a qualidade de vida da população. Só haverá mudança se a iniciativa partir do povo. A população tem mais é que cobrar, sair às ruas, protestar contra tudo que está errado e dizer aos agentes públicos que o tempo da ditadura já passou.

Cada vez mais cidadãos no mundo estão rejeitando as estruturas convencionais de participação apenas pelo direito ao voto, mas lutam em favor de menos hierarquia e mais participação, aos moldes da cultura da Internet, que torna viável a união de indivíduos com um mesmo objetivo: a auto-organização da população sem interferência da TV e jornais, para aquilo que realmente interessa, isto é, promover a dignidade de todos os seres humanos.

Vamos realizar um movimento pacífico e ordeiro. A política passou, mas a vida continua. E se o povo não lutar, não se organizar, não mostrar sua cara as mudanças não irão acontecer. Para os gestores é ótimo que ninguém diga nada, que ninguém proteste, que ninguém critique, que o povo fique amordaçado. Viva o povo de Ceará-Mirim, vida a juventude cearamirinense e viva a liberdade de expressão.

 

* Oliveira Wanderley é jornalista.



Escrito por Fala Ceará-Mirim às 21h43
[] [envie esta mensagem] []


 
  

PROTESTO

Passeata "Luto por Ceará-Mirim" será realizada nesta sexta-feira


 

    • Sexta, 19 de Outubro de 2012
    • 17:00 
  •  

     

    Saida: ANTIGA BRAMA, onde seguiremos em direção ao PALÁCIO ANTUNES (prefeitura)
  • * Convém esclarecer a TODOS QUE A POPULAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM ESTÁ CONVIDADA A CAMINHAR CONOSCO, A FAZER PARTE EFETIVA DO NOSSO EVENTO. Esse não é um movimento particular de um grupo e já está acontecendo tarde... se tivesse acontecido antes poderia ter tido outro título, CEARÁ-MIRIM CAMINHA POR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO... ou NA SAÚDE... ou NO SERVIÇO DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO D`ÁGUA... Como ficamos descansando em "berço explêndido", esperando MUDANÇAS À CADA NOVO PREFEITO QUE ASSUMIA, haviam promessas de mudanças reais nessa eleição. NADA MUDOU, então estamos abrindo um canal de comunicação com o Prefeito... porque CONTINUAR (COMO ESTÁ), NÃO É PRECISO... CONTINUAR COMO ESTÁ É IMPOSSÍVEL... foi esse o gatilho que fez nascer nosso movimento... estamos de luto porque a cidade não está bem... estamos de luto porque a MENSAGEM RECEBIDA DO NOVO GESTOR "continuar é preciso" tirou-nos a esperança de melhorar... Mas acreditamos que unindo ELEITOS+SOCIEDADE ENCONTRAREMOS SOLUÇÃO PARA TODAS AS MAZELAS QUE NOS AFLIGE HÁ JÁ TEMPO DEMAIS...

 

* Texto oficial extraído da página do evento no facebook (http://www.facebook.com/events/122984207851675/?fref=ts).



Escrito por Etevaldo Junior às 20h13
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Faço uma saudação especial a todos os professores cearamirinenses, que mesmo diante das muitas dificuldades, fazem a diferença na educação. 
Hoje é mais um dia para reflexão sobre o quanto essa categoria de trabalhadores é importante na construção de um mundo melhor. 
Parabéns pelo dom de ensinar. Um forte abraço a todos.

Etevaldo Junior



Escrito por Etevaldo Junior às 16h00
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Para reflexão e ação...

Alguém tem dúvidas que os chamados "cadastros com voto casado" decidiram essa eleição?

Alguém tem dúvidas que o uso da "máquina" e o abuso do poder econômico fizeram a diferença?

Alguém tem dúvidas que o jogo sujo e a politicagem continuam imperando?

É preciso acabar com essa velha política e construir um novo projeto popular e independente para romper com esse sistema ultrapassado e transformar a realidade sócio-econômica de nossa Ceará-Mirim. 

E vamos a luta.



Escrito por Etevaldo Junior às 08h12
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos