a>
  

 

CRIME CONTRA A SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Queima do canavial atormenta a população de Ceará-Mirim há muitos anos


Ceará-Mirim foi condenada e a população é castigada periódicamente com esse crime contra a saúde: a queima do canavial.

Essas queimadas geram muitos transtornos a população de um modo geral, principalmente aos que tem algum problema respiratório ou alergia ao pó da cana-de-açucar.

É uma triste realidade de muitas décadas. O Ministério Público chegou a impor alguns limites mas nem de longe esse problema social diminuiu de tamanho.

É preciso que a população e as autoridades se mobilizem para que essa prática se acabe definitivamente. Devemos fazer a nossa parte e mais uma vez iremos na promotoria para tratar desse assunto.

 



Escrito por Etevaldo Junior às 11h08
[] [envie esta mensagem] []


 
  

ARTIGO

O jovem e a política


É comum ouvir que o Brasil precisa promover ampla renovação política. A premissa sobre a qual se apóia esta meta é a de que convivemos com velhos costumes e métodos, alguns deles datados dos tempos iniciais da colonização. Estamos todos de acordo: mudar é preciso. Ocorre que nenhuma transformação, para obter níveis razoáveis de institucionalização, pode ser realizada da noite para o dia. A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E as sementes estão nos jovens. Precisamos olhar com mais atenção para o papel do jovem na sociedade. Para termos idéia de sua importância, basta atentarmos para o fato de que, nas eleições de outubro deste ano, os brasileiros entre 16 e 24 anos formarão um contingente de mais de 5 milhões eleitores.


Infelizmente, esse universo se encontra muito afastado da vida política do país. E as razões são plausíveis. Escândalos, descalabros administrativos, máquinas burocráticas emperradas, partidos sem identificação popular constituem, entre outros, fatores que afastam os jovens do processo político. Na ausência de projeto ético e de uma sinalização comprometida com mudanças, os jovens acabam destinando sua atenção para outras prioridades. É triste verificar que milhares de jovens, levados pela atração dos bens materiais e do consumismo, passaram a ver a política como algo desimportante. Afinal, a política é a arena central da construção do futuro coletivo.


Vemos com muita preocupação essa situação. Os jovens precisam ser motivados. Com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios éticos. A conscientização política precisa vir também da Escola, dos mestres, dos pais. Hoje, o país respira política por todos os lados. Os candidatos expõem seus pontos de vista e seus programas. Não existe melhor momento que este para que os jovens possam fazer a sua avaliação e tomar as suas decisões. A mudança pode começar na escolha da representação nas Casas Legislativas. E os candidatos, por sua vez, hão de considerar os jovens em seu repertório, transmitindo idéias e propostas que possam envolver seu interesse.


É fundamental que semeemos o conceito de brasilidade junto ao segmento jovem. A Escola não pode ser apenas território de transmissão de informação. Há de ser, acima de tudo, nicho de formação e desenvolvimento de caráter. Se conseguirmos conferir à Escola o seu papel de agente de transformação social, certamente estaremos forjando a mudança política que o país está a merecer. O jovem é e será o esteio da transformação política brasileira.


Afinal, há coincidência básica na ação política e na ação dos jovens. Ambas se voltam para a construção do futuro. Há diferentes linguagens sendo faladas nesses dois segmentos, mas há mais pontos comuns do que se imagina. É preciso focar as semelhanças para reestabelecer a conexão desse contingente de brasileiros com o universo político. Hoje há novas ferramentas de comunicação, como a internet. O Congresso permitiu a utilização mais ampla desse instrumento na campanha eleitoral deste ano. Esse será um ponto convergente, onde a liberdade de informar, criticar e falar será fundamental. É um território dos jovens onde a política estará iniciando sua caminhada em direção a um reencontro com os jovens brasileiros.

#Autor: Michel temer - Disponivel em http://www2.camara.gov.br/a-camara/presidencia/artigos/o-jovem-e-a-politica



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 23h14
[] [envie esta mensagem] []


 
  

LUTA

Ato Público denunciou problemas em Ceará-Mirim

A coordenção do SINTE - Regional de Ceará-Mirim realizou mais um ato público de protesto contra a precariedade dos serviços públicos na cidade.

O ato foi realizado na última sexta-feira (dia 02/12) em frente à prefeitura.

Participamos dessa mobilização e sempre apoiaremos a luta do povo de Ceará-Mirim.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 08h53
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Governo Peixoto acumula 3 meses de salários atrasados de contratados

Centenas de trabalhadores da empresa Realce, que presta serviço terceirzado à prefeitura de Ceará-Mirim trabalham mas não recebem seus salários há mais de 90 dias. Nós defendemos a realização imediata do concurso público, mas até lá, deve-se pagar em dia os vencimentos desses trabalhadores que são explorados em campanhas eleitorais e não tem sequer o mínimo respeito por parte do governo.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 08h09
[] [envie esta mensagem] []


 
  

 

ROTINA DE LIXO

Ceará-Mirim mais uma vez jogada no lixo pela administração municipal

(foto ilustrativa)

Mais uma vez a empresa contratada para coletar o lixo na cidade não realizou esse serviço de suma importância para a população.

Independente de qualquer questão, a  responsabilidade é da prefeitura e ela tem por obrigação respeitar a população e regularizar essa situação.

 



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 23h29
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Participe do plebiscito pelos 10% do PIB na Educação

Em Ceará-Mirim, o plebiscito está sendo realizado na sede do SINTE, que fica no Centro Comercial Tito.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 23h29
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos