a>
  

Mais uma vez sem água!

A cidade de Ceará-Mirim foi, mais uma vez, vítima do corte do fornecimento de água pelo SAAE, por decorrência daquele velho motivo: corte de energia elétrica da bomba d’água em Extremoz.

“Temos que estocar água e se preparar para os cortes que agora é de dois em dois meses” – Reclama um morador.

Apesar da dívida do SAAE com a COSERN ser antiga, os moradores de Ceará-Mirim, principalmente aqueles que pagam suas contas, não têm nada a ver com isso, e estão em seu direito a reclamar da falta d’água quase sempre pelo mesmo motivo.

O SAAE informou que a situação foi normalizada e que hoje (dia 21/08) a tarde a água chegará em toda cidade.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 09h08
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Sheila Varela faz declaração de esclarecimento
A proprietária da Fazenda Nascença manteve contato com o blog Fala Ceará-Mirim


Segundo Sheila Varella, em junho de 2009  o sr. Barra pediu demissão da Fazenda Nascença, pois iria seguir junto com o Movimento dos Sem Terra, para o acampamento na região do Quiri.

Ela afirma ter feito um acordo com o sr. Barra, onde ela pagaria os seus direitos trabalhistas (13º e férias por cinco anos, tempo trabalhado na fazenda).

Como não poderia pagar integralmente naquele momento, fizeram um outro acordo onde ela pagaria o valor em parcelas semanais e a família do sr. Barra poderia continuar morando casa na Fazenda Nascença sem pagar água e luz.

Acontece que, segundo Sheila Varella, o sr. Barra participou da invasão da Fazenda Extrema propriedade de sua família, e ele ainda iria fornecer água e energia para os invasores.

Situação que ela não pôde aceitar e tomou as providências que julgou serem necessárias.

Sheila diz ainda, ser a favor da causa da reforma agrária e lembra que seu avô Luiz Lopes Varela foi quem fez a primeira reforma agrária em Ceará-Mirim, doando parte de suas terras para a população.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 19h48
[] [envie esta mensagem] []


 
  

O blog Fala Ceará-Mirim publica matéria enviada por Francisco dos Navegantes


Sheila Varela corta água e luz de trabalhador

Em pleno século XXI ainda existem pessoas capazes de maltratar seus funcionários, mesmo aqueles que lhe devotaram boa parte da vida.

É o caso de Sheila Varela.

Ontem fui visitar o acampamento de trabalhadores e trabalhadoras sem terra, que se instalaram ás margens da estrada que liga Ceará - Mirim a comunidade rural de Matas. Eles estão acampados na frente da Fazenda Nascença. São cerca de trinta famílias que iniciaram uma luta para terem direito a terra para morar e produzir.

A polícia já esteve no local várias vezes, de forma pacífica.

O que me deixou indignado foi o depoimento de um morador da Fazenda Nascença, seu Barra.

Ele, nascido e criado em Nascença, sempre serviu a família Varela, principalmente ao saudoso Roberto Varela, que lhe tratava muito bem.

Barra sempre morou na fazenda, e sempre teve água e luz em sua residência.

Agora, uma das herdeiras das terras de Nascença, Sheila Varela, mandou cortar a luz e a água da casa onde mora (ás margens da estrada).

Na casa, que é da fazenda, Barra vive com seus filhos e filhas, esposa e netos pequenos.

A energia da fazenda é no nome de Sheila Varela e a água e captada num poço, dentro da fazenda, e distribuída entre as residências.

Não sei o que motivou Sheila Varela a agir assim com um trabalhador, em minha opinião nada justifica essa atitude desumana. Principalmente com uma pessoa que serviu a família tantos anos.

Talvez seja pelo fato de Barra ter ido a justiça contra Sheila Varela cobrar seus direitos trabalhistas. Se for, aí danou-se.Pois ele tem direito a receber pelos vários anos de trabalho na Fazenda Nascença.

A atitude de Sheila Varela é típico de quem não respeita a democracia e o direito dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente os direitos básicos de moradia digna, com água e energia elétrica. Típico dos barões que puniam seus escravos lhes retirando alguns direitos dos poucos que tinham.

Será que Sheila Varela, não pensa nos filhos, filhas e netos de seu Barra?

Morar numa casa sem energia elétrica é terrível!

Tomar água das valas dos rios ou de cacimba, nos dias de hoje, é um grande risco a saúde.

Seria bom que Sheila Varela, que já foi secretária municipal de saúde e candidata a prefeita de Ceará - Mirim, voltasse atrás com sua vergonhosa decisão!

Seu Barra não é escravo!


Francisco dos Navegantes

“Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2).



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 16h40
[] [envie esta mensagem] []


 
  

CEARÁ-MIRIM

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, Paulo Davim destaca o fim da intervenção na Usina São Francisco

    A decisão do Superior Tribunal de Justiça(STJ) que determinou o fim da intervenção na usina São Francisco, no município de Ceará-Mirim, foi tema de pronunciamento do deputado estadual Paulo Davim(foto) na sessão desta quarta-feira(18) da Assembléia Legislativa.

    Munido do documento que derrubou a intervenção, o deputado elogiou a decisão da Justiça, por ser sensível a volta do funcionamento da usina e, como consequência, a volta dos trabalhadores aos postos de trabalho.

    “O bom senso da Justiça, em boa hora, observou a importância da empregabilidade. Não entro no mérito de questões mercantilistas, mas quero me solidarizar com a volta dos trabalhadores aos seus postos de trabalho”, disse Davim.

    O deputado do PV falou ainda do número de empregos gerados graças ao fim da intervenção e da importância dos salários dos trabalhadores no comércio local.

    “Estamos falando de 600 trabalhadores de forma permanente, número que aumenta para dois mil em período de corte da cana. Estes salários movimentam a economia do município de Ceará-Mirim. Logo, não só as famílias dos trabalhadores estavam prejudicadas, mas também os comerciantes do município”, enfatizou Davim.

    Estavam presentes na Assembléia Legislativa acompanhando o pronunciamento do deputado Paulo Davim representantes empresariais e dos trabalhadores.

#Fonte: Blog de Oliveira Wanderley



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 10h22
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Ceará-Mirim Indica...


Mais uma peregrinação roqueira sairá rumo a Ceará-Mirim neste fim de semana. O cantor e compositor Raul Seixas, ícone do rock nacional, receberá a 21ª edição de seu tradicional tributo, “Maluquez Revisitada”, neste sábado, numa maratona de shows e homenagens que começa a partir das 14h, no Centro Cultural e Esportivo da cidade.

A trilha sonora, claro, será apenas com os clássicos de Raul Seixas, tocados pelas seguintes bandas: Os Grogs, KDA2, Mobydick, Sociedade da Grã-Ordem-Kavernista, e Holandês Voador. No som, clássicos como “Tente outra vez”, “Gita”, “Metamorfose ambulante”, “Como vovó já dizia”, “Medo da chuva”, entre outras. O repertório de Raul é vasto. “Nos últimos anos já conseguimos reunir um público médio de 1.500 pessoas”, diz Erivan Lima, criador do evento.

Outra tradição do evento é a exposição de objetos referentes ao trabalho e à vida pessoal de Raul – alguns foram coletados junto à família do artista. Há fotos, revistas, cópias de documentos (como as certidões de nascimento, batizado, casamento e óbito), objetos de uso pessoal, e poster do único show que Raul fez em Natal, em 1983. Haverá ainda exibições de vídeos num telão.  A música de Seixas estará à mostra em mais de 100 CDs originais e cerca de 70 discos de vinil (coletâneas, compactos, participações). As raridades maiores são o “Let me sing my rock ‘n roll”, disco independente lançado em 1985, e a trilha da novela “O rebu”, de 1974, além das últimas gravações caseiras em cassete.

# Com informações da Tribuna do Norte



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 09h36
[] [envie esta mensagem] []


 
  
LUTA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO EM CEARÁ-MIRIM
Assembleia aprova plano de lutas
Trabalhadores em educação também deliberaram sobre eleição do sindicato e campanha salarial


Reunidos em assembleia na manhã do último dia 13 de agosto, sexta-feira, os trabalhadores em educação de Ceará-Mirim discutiram e deliberaram sobre temas importantes, como eleição do sindicato, campanha salarial e plano de lutas. A assembleia ocorreu na Escola Estadual Ubaldo Bezerra. Sinte de Ceará-Mirim encaminhará resoluções.

Abaixo, seguem as deliberações.

•Definição de um prazo para a Prefeitura apresentar uma proposta de reajuste salarial (Dia 10/09);

•Suspensão das atividades com uma assembléia urgente, caso não aconteça o pagamento das letras e do salário até dia 30 de agosto;

•Ato público em frente à prefeitura denunciando o caos na educação, no dia 31 de agosto;

•Atos relâmpagos nos principais bairros da cidade;

•Estudo sobre o Plano de Cargos e Salários dos servidores, o dia 24 de agosto;

•Exigir da Prefeitura o retroativo do pagamento das Letras correspondente ao mês de janeiro;

•Entrar em contato com assessoria jurídica para encaminhar providências sobre: desconto dos servidores do município em favor da FETAN, repressão nas escolas e desconto de salários e eleição direta para diretor de escola;

•Iniciar campanha de denúncia da Prefeitura, destacando ações do prefeito, da secretária de educação e dos diretores de escolas, através de cartaz e boletim;

•Realizar Conferência Municipal da Educação nos dias 23 e 24 de setembro;

•Suspensão de atividades com assembléia urgente, caso não ocorra o pagamento das Letras e do salário até 30 de agosto;

•Escolha da Comissão Eleitoral que irá organizar as eleições do sindicato.


Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 21h51
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Em Ceará-Mirim, seis pessoas são presas por crime ambiental


Seis homens foram presos em flagrante retirando areia de uma área de proteção ambiental localizada no Distrito de Aningas, município de Ceará-Mirim, na Grande Natal, na manhã desta quarta-feira (18).

Policiais militares da Companhia de Polícia Ambiental e fiscais IDEMA localizaram um caminhão carregado de areia que trafegava pela BR 101 Norte, sem a devida autorização legal, após diligências a equipe encontrou outros quatro caminhões de carregados de areia fina, na área de preservação ambiental, além de uma retroescavadeira, conduzida por um rapaz, que afirmou ser filho do proprietário do local.


Presos e levados para a sede da Polícia Federal em Natal, os acusados, foram indiciados no art. 55 da lei 9605/98 com o art. 2º da lei 8176/91, sujeitos a 5 anos de detenção. Foi apreendida além dos caminhões uma máquina retroescavadeira.


O flagrante está sendo lavrado na Polícia Federal, após o que os cinco autuados serão encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi.


Esta é a segunda apreensão do gênero, este ano, no Distrito de Aningas, a outra ocorreu em maio e cinco homens foram autuados uma pá carregadeira e dois caminhões apreendidos.

Fonte: Diário de Natal



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 21h40
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Falando de Voto Consciente

 

Começa o período eleitoral abrindo a temporada de caça ao voto, nesse tempo, as pessoas são taxadas como eleitores, sendo esses bombardeados com propagandas áudio/visuais, e com a força da Internet.

 

O que nós, eleitores, devemos acreditar é no voto consciente, acabar com essa coisa de "ganha campanha quem tem dinheiro".

 

Nesse período aparecem eleitores que buscam vantagens de duas maneiras:

1- Tem os que vêem oportunidade de um "trabalho" temporário, e arriscar ganhar alguns trocados ou não;

2- Tem aqueles que não querem saber de trabalho e vendem seus votos por qualquer coisa.

 

Aqui em Ceará-Mirim, para se ter uma idéia, existem pessoas que juntam 4 a 5 papeis de água/luz, sendo ameaçadas de cortes no serviço, só para trocar seu voto pelo pagamento dos mesmos. Você conhece alguém assim? Converse com essa pessoa.

 

Esse tipo de assunto chega a ser cansativo, mas cada cidadão que quer o melhor para sua rua, bairro, comunidade, Cidade, etc., deve fazer a sua parte.

 

Que direito um eleitor que vende o seu voto tem, de cobrar ou reclamar de determinado político? Quantas vezes muitos já foram procurar por eles, quando eleitos, e estes respondem: "Eu não lhe prometi nada"?

 

Se você é do tipo que não quer se meter em política, nem tem interesse em movimentos populares, mas quer o bem para sua Cidade, VOTE CONSCIENTE.

Pense Nisso!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 11h19
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos