a>
  

MP investiga falta de manutenção em escola

Cerca de 50 estudantes de Ceará-Mirim são prejudicados pelas más condições do prédio

Devido ao comprometimento da estrutura física de duas salas de aula do Centro de Educação Infantil Vereador Rafael Fernandes Sobral, no município de Ceará Mirim, a 38 km de Natal, cerca de 50 alunos do nível 4 e 5 da educação infantil tiveram que ser remanejados para outras turmas. A medida foi tomada pela direção da escola. A situação foi comunicada à Prefeitura em janeiro, mas até o momento a administração do Município não tomou nenhuma providência. Preocupados com a situação, os professores denunciaram o caso ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN). O 1º Promotor de Justiça da Comarca de Ceará Mirim, Ivanaldo Soares da Silva Júnior, recebeu a denúncia no dia 22 de julho e instaurou um inquérito civil público para apurar o caso no dia 27 de julho.

Ele cobra providências da Prefeitura. Para isso, aguarda laudos técnicos elaborados pelo Corpo de Bombeiros e pelo setor de perícias da Procuradoria- Geral da Justiça. "Só quando os laudos chegarem, vou saber o que precisa ser corrigido na escola", afirmou. Na tarde desta quinta-feira, uma equipe do

Serviço Técnico de Engenharia (Serten), do Corpo de Bombeiros, foi até o local A pedido do promotor Ivanaldo Júnior. Além de condenar a estrutura das salas de aula fechadas pela direção do centro educacional, os bombeiros também interditaram o parque. Eles devem concluir o laudo e encaminhar para a Comarca nos próximos dias.

O centro educacional foi construído em 1995, atende cerca de 300 crianças entre quatro e cinco anos e nunca havia passado por reforma, explica a diretora Ana Carla Bezerra. Além de apresentar rachaduras profundas nas paredes e pisos de duas salas de aula, a escola também apresenta problemas na instalação hidráulica. O banheiro dos professores está interditado e o infantil não é adaptado para crianças. A descarga não funciona e as paredes têm mofo. A cantina funciona no mesmo espaço que a dispensa. Não há rampas de acesso. O muro ameaça cair em certos pontos.

Parque

O parque também não apresenta nenhuma condição de uso. A madeira dos brinquedos está podre e solta. Os pregos estão à mostra. A gangorra está rachada e as escadas sem alguns degraus. O local onde fica o medidor de energia está exposto. Uma das tampas quebrou e o vigia improvisou uma nova tampa com madeira. Uma das professoras da escola já flagrou diversas vezes um estudante ligando e desligando o medidor de energia. "Os problemas estão aparecendo agora. Porque não resolver logo? Será que a Prefeitura vai esperar algo pior acontecer para tomar alguma providência?", reclama Tânia Maria da Costa Fernandes, professora da escola há oito anos. Segundo ela, a tendência é piorar. Se as rachaduras se alastrarem para outras salas, a direção não terá outra saída senão dispensar os alunos e suspender as aulas. "Já interditamos duas salas. Não temos mais para onde remanejar os alunos".

A secretária de Educação de Ceará Mirim, Angela Aquino, informou que a prefeitura enviou um engenheiro, comprou o material e disse que reformaria a escola. "Ele disse que embaixo dessas salas tem uma fossa e que o terreno sobre a fossa estava cedendo e levando a estrutura junto". A secretária de Infraestrutura, Lizélia Maria, informou que o orçamento da reforma já havia sido encaminhado para o setor financeiro da Prefeitura.

# Fonte: Diário de Natal



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 03h31
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Cidadão
Participação do leitor via e-mail (falacm@bol.com.br)


Reflexões sobre Ceará-Mirim

Saudações, caros conterrâneos de Ceará-Mirim.
 
Venho através deste compartilhar uma profunda indignação que sinto em razão do descuido por que passa nossa cidade, antes conhecida como "cidade-dormitório".

Não bastasse a questão da insegurança que assola a todos desmedidamente, sendo costumeiros os relatos de alguém que teve sua casa arrombada, ou celular roubado, ou carteira tomada ou dinheiro levado em dia de pagamento, dentre outros, a mais nova velha questão que incomoda ensurdecidamente: os bares da cidade. É muito fácil de perceber que o número de bares na cidade simplesmente estourou. Em toda esquina tem um, aliás, em toda esquina, nas calçadas, praças, canteiros de rua, área da frente de casa, etc. É uma informalidade assustadora. Não se fala mais de impostos; Alvará? Nem pensar! Não precisa! de que precisa então? mesas e cadeiras, ou tão somente banquinhos para a clientela. Onde instalar? em qualquer lugar. Em que horário pode funcionar? Qualquer um... durante o dia, durante a noite, durante a madrugada. Não é preciso se preocupar com nada, pois não há fiscalização; e quem quiser que use tampões nos ouvidos para não escutar a barulheira que rola a noite toda. É uma falta de respeito absurda. Não há outra definição. Será que não existe regulamentação para isso? Não existe Lei que dispõe sobre horário e local de funcionamento? e quanto à fiscalização? quem faz? e nos piores casos, à noite, quem deveria fiscalizar? Os donos dos bares/quiosques/botecos e afins simplesmente não respeitam ninguém: funcionam até tarde da madrugada, com som alto, ou com pessoas gritando/fazendo algazarra nas calçadas, tirando o sono de quem passou o dia trabalhando/estudando e tem, muitas vezes, poucas horas para poder dormir.

Os bares próximos à BR desde muito tempo que incomodam a vizinhança. Tem barzinho próximo à prefeitura que simplesmente usa A RUA para colocar mesas para a clientela, isso a poucos metros da prefeitura. E a mais nova: Tem quiosque nos canteiros da Avenida Principal, isso mesmo, meio que NO MEIO DA RUA... e este não perde para os outros: tem mesa, tem os bancos do canteiro pra sentar, tem caixa de isopor, tem churrasqueira e tudo e é literalmente "centralizado", funciona até a conveniência do freguês, e, como os demais, a vizinhança que se lixe com a barulheira/gritaria/algazarra/som de carro. Quem se importa?!

Quando, há alguns anos atrás, eu pensava: "será que Ceará-Mirim vai ser sempre assim, tão pacata, tão silenciosa, tão... mesmice", jamais imaginei que a cidade fosse mudar tanto... pra tão pior.

Não era isso que eu imaginava para nós.

Alguém se importa???

Janete Lima


Comentário do blog Ceará-Mirim

Cara Janete, muito obrigado pela participação e contribuição para Ceará-Mirim. Acho esse debate muito importante.
Com relação a segurança pública, nos próximos dias estaremos publicando um pequeno artigo sobre o assunto.

Quanto ao problema relatado, já comentamos sobre o tema e creio que deve-se provocar formalmente o Ministério Público e a Prefeitura de Ceará-Mirim.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 00h39
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Leitor...


Tái uma pessoa que poderia ser candidato a prefeito, seu Etevaldo Alves.
Eleitor Atento |  03/08/2010 07:48


Resposta do blog:

Obrigado pela lembrança "Eleitor Atento". Encaro essa declaração como uma singela homenagem ao nosso querido pai, o grande Etevaldo Alves.  Mas te garanto que pretensão ele não tem.


Comentários sobre a crise na usina...

Com certeza, o clima de insegurança tem reinado entre os trabalhadores da USF. A usina tem sido alvo de uma disputa jurídica sem fim e sem lógica. Na verdade, o ex-proprietário que também é ex-senador e ex-governador tenta reaver a usina a qual vendeu porque não tinha mais condição financeira de mantê-la. Ele passou-a para um novo dono e quando deu de frente com uma administração de responsabilidade e compromisso, revoltou-se e tem tentado prejudicar a nova gestão. Na verdade, Geraldo Melo tem contribuído para prejudicar o município, causando essa confusão. A usina vinha produzindo a todo vapor na safra do ano passado, a economia de Ceará Mirim estava em ascensão. A esperança de melhores dias imperava entre os pequenos produtores de cana que tiveram seus pequenos negócios aniquilados pelos antigos donos que deram inúmeros calotes na região. Quem está assistindo de perto, como muito de nós, pode comprovar o comprometimento desta nova gestão que tem bastante interesse em crescer.
Plínio Malta | pliniomalta@gmail.com |  28/07/2010 22:06

Concordo com o comentário anterior. Geraldo Melo causou toda situação que a cidade está passando hj. Nós todos tínhamos esperança de crescimento economico quando ouvimos falar que a usina estava produzindo muito mais. Agora, por causa dos problemas que Geraldo Melo criou, a usina está parada e este ano não teremos safra. O pior é a situação dos trabalhadores.
Flélix | felixluis55@hotmail.com |  31/07/2010 08:15



Não fugindo do assunto saúde publica, temos hoje no nosso, municio uma epidemia crescente de doentes! Falo da dependência química, temos hoje um numero assustador de usuários de drogas hoje, e nem uma política de assistência a esses doentes, faço aqui lembrete! Algo que direta ou indiretamente atinge todas as classes sócias.
Agnaldo Júnior | agajr_23@hotmail.com |  23/07/2010 10:19

Resposta do blog:

Isso mesmo Agnaldo, os governos de um modo geral fecham os olhos para esse grave problema social.


Corretor. Amigo Etevaldo Gostaria de levar ao conhecimento de seus leitores uma venda de um terreno da Prefeitura no Novos Tempos, atraz das casas de Dona Edinólia fez. Dizem que um empresário comprou o terreno ao Prefeito, como pode ter acontecido isso sem autorização da Câmara. Esse assunto deve ser levado ao Ministèrio Público para as providências cabíveis, caso contrário, vão vender o prédio da Prefeitura, o hospital, o parque da cidade, e etc., Divulgue esse comentário.
Corretor |  22/07/2010 08:23

Resposta:
É uma denúncia que deve ser melhor apurada para se obter a veracidade do fato. Se comprovado, O MP deve tomar providências pois seria repugnante.
Porém obtive informações extra-oficiais que a prefeitura teria trocado este terreno pelo atual terreno do novo madadouro (em construção). Agora se a operação foi legal ou não, se passou pela Câmara ou não, só apurando melhor.


Amigo blogueiro eu gostaria de saber como vai ficar a situação das pessoas que tambem passaram no concurso da PMCM no ano de 2008 vendo isso dessa forma pois as pessoas que estão sendo chamadas dizem que passaram em tal colocação mas foram convocadas a trabalhar porque entraram com uma ação judicial e tiveram seus direitos garantidos pergunta-se como vai ficar as pessoas que atingiram uma melhor colocação diante do concurso e uma boa pontuação e com certeza vão buscar os seus direitos e colocar na justiça para que possa ocupar o seu cargo que lhe e de direito porque os primeiros colocados serão os primeiros.
DAMIÃO DOS SANTOS SILVA | dsantossilva2010@bol.com.br |  22/07/2010 20:15

Resposta do blog:

Caro Damião, o Poder Judiciário decidirá e resolverá todas essas questões.


Ta bom de nós bloqueiros que fazemos tantos comentarios marcamos um encontro para discutimos a melhora desta cidade.
ochacal | ochacal@mordedor.com.br |  20/07/2010 15:22


Resposta do blog:

Toda a sociedade precisa se mobilizar para lutar por uma cidade melhor.


 ____________________________

Participe, envie seu comentário.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 00h07
[] [envie esta mensagem] []


 
  

60 anos de Etevaldo Alves


Nascido em 01 de agosto de 1950, Etevaldo Alves se transformou no maior e mais querido comunicador da história de Ceará-Mirim e região.

Ele já trabalhou como balconista, fiscal de transporte, foi funcionário da antiga SUCAM, e há mais de 30 anos é servidor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

Tem 4 filhos, 2 netos e uma família maravilhosa.

Já foi locutor de parque de diversões, de carro de som, repórter esportivo, locutor de diversos eventos em todo o RN. Há mais de 30 anos ele é o locutor e leiloeiro oficial da tradicional Festa da Padroeira de Ceará-Mirim. Mas foi no rádio que ele se transformou em um ícone, respeitado em todo o Rio Grande do Norte.

Etevaldo Alves é uma das figuras mais conhecidas, queridas e admiradas de Ceará-Mirim.

No rádio

Pioneiro no rádio na cidade e região, fez história deste 1987, quando ao lado de Jonny Som, fez a primeira transmissão ao vivo direto de Ceará-Mirim para uma emissora de Pernambuco.

Na antiga rádio Novos Tempos, apresentava os programas "Bom Dia sertanejo" e "Domingo Sucesso" marcaram época e eram as maiores audiências da emissora.

Fez programas também na 91FM (direto da Feira Livre) e na 87FM.


Cidadão Honorífico - Responsabilidade Social

Sempre fez comunicacão verdadeiramente social. Além de informação e entreterimento, as reinvidicações da população ao poder público e a prestação de serviço estão presentes no seu trabalho e na sua vida.

Isso fez com que em 1994,  Etevaldo Alves ganhasse merecidamente o título de Cidadão Honofíifco outorgado pela Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados, sendo um dos únicos ou talvez até o único filho de Ceará-Mirim a ser receber essa condecoração.

Parabéns a este grande homem!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 16h49
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Flashes do Aniversário de Etevaldo Alves


Realizado em uma granja na zona rural de Ceará-Mirim, além da família e vários outros amigos, a festa contou com algumas presenças marcantes como os apresentadores da TV Tropical Túlio Lemos e Elizabeth Ventiruni, do maior sanfoneiro do RN Roberto do Acordeon, além de ilustres como o sábio Manoel Ubiratan, Edvaldo Morais (radialista), Eliel Silva (músico e radialista) e Iran Costa (diretor do Litoral Notícias). Entre os presentes também estavam os cinegrafistas Evânio (TV Ponta Negra), Aurélio (TV Tropical) e Cristiano Bezerra (TV Assembléia e TV Nominuto.com).

Elizabeth Venturini, Etevaldo Alves e Túlio Lemos

Um verdadeiro espetáculo com Roberto do Acordeon (que já tocou com "Sr. Luiz" Gonzaga)


Eliel Silva, Edvaldo Morais, Etevaldo, Manoel Ubiratan, Iran Costa e Iran Jr.

Grande show com o grupo cearamirinense "Estrada do SOM"

Roberto do Acordeon e sua esposa; Etevaldo Alves, Túlio Lemos e Andréia (sua esposa), Pedrinho (neto  do aniversariante) Etevaldo Junior, Iran Costa, Edinho (sogro de Túlio) e sua esposa.

Cristiano Bezerra (filho do apresentador Betânio Bezerra da tv Tropical)  e família ao lado de Etevaldo Alves


Cinegrafista Evânio e sua Família ao lado de Etevaldo


Cinegrafista Aurélio com sua família, ao lado de Etevaldo Alves


Pai e Filhos: Ronny, Emanuelle, Etevaldo Junior, Etevaldo Alves e Eláine



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 16h26
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Comitê em Defesa do Transporte Público de Ceará-Mirim

CONVOCAÇÃO

    Estamos convocando todos os usuários de transporte Ceará-Mirim/Natal para uma audiência pública nesta terça dia 03/08 às 19:30  com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para discutirmos a situação dos  transportes.
Estaremos discutindo os seguintes pontos principais:

  • diminuição no preço da passagem (nenhum aumento de tarifa)
  • cartão único que atenda tanto ao Midway como Ribeira
  • posto da Transpasse no próprio município
  • fim da superlotação
  • cobrador em todas as linhas
  • outros

    Sua participação é fundamental pois o processo de audiência com o DER foi conquistado com a luta coletiva dos usuários.

Local: Escola Ubaldo Bezerra de Melo
Hora: 19h30min
Data: 03/08/2010 (terça-feira)

PARTICIPE!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 15h24
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos