a>
  

Alerta para possível colapso na economia de Ceará-Mirim e região

O município de Ceará-Mirim entrou na preocupação das entidades classistas em função da perspectiva de paralisação dos moinhos da Usina São Francisco.

A tradicional Usina de Cana de Açúcar passa por um nebuloso processo de mudança no controle acionário que culminou com o fechamento e conseqüentemente, com a possibilidade real de colapso na economia local.

Mais de 600 funcionários da usina foram demitidos esta semana da Usina. A preocupação maior é que a crise de uma empresa agrave e provoque também o declínio econômico de toda uma região.

# Com informações dos blogs "Muitas Outras" e "Território Livre".



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 16h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Com 8 votos a favor vereador Ronaldo Venâncio é eleito presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim


Mesmo sem as presenças das vereadores Graça Freitas(PR) e Patrícia Juna(PDT), foi eleita nesta sexta-feira(9) a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim para o biênio 2011/2012.

Com a ausência de Graça e de Juna, 8 vereadores participaram da eleição e elegeram a seguinte chapa:

Presidente: Vereador Ronaldo Venâncio(PMDB)
Vice-Presidente: Vereador Júlio César(PSDB)
1º Secretário: Vereador Franklin Marinho Júnior(DEM)
2º Secretário: Vereador Renato Coutinho(PP).

Graça Freitas não compareceu ao pleito porque queria ser presidente e não conseguiu viabilizar sua candidatura.

E Patrícia Juna se ausentou da eleição pelas divergências políticas e antigas existentes entre o seu pai, ex-vereador Antônio Ivo, e Ronaldo Venâncio.

A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim tomará posse no dia 1º de janeiro de 2010.

#Fonte: Blog de Oliveira Wanderley



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 15h50
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Avelino diz:

"Agora sou oposição e irei para as ruas"

Em conversa com o blog Fala Ceará-Mirim, o ex-secretário municipal de urbanismo Luiz Avelino (PR), declarou que agora faz parte da oposição e que a partir de janeiro de 2011 militará fortemente pelas ruas e comunidades de Ceará-Mirim.

Quanto a sua saída da pasta, ele disse que tem sua consciência tranquila e que fez o possível para realizar um bom trabalho".

Avelino apoiará Rosalba Ciarlini(DEM) para o governo do estado e para 2012 ele fez a seguinte declaração: "jamais poderemos pensar em eleger novamente alguém que não seja de Ceará-Mirim e vamos nos unir para essa luta".



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Sinte convoca assembléia e paralisação


Queremos convocar toda a categoria para uma paralisação das escolas municipais, com ato público em frente à Prefeitura, nesta terça-feira, dia 13, às 8 horas. Esta luta é muito importante para forçar o prefeito Antônio Peixoto a negociar com o sindicato e a categoria. Não podemos mais ficar esperando pela boa vontade da Prefeitura. É preciso exigir melhores condições na Educação Municipal. Esta luta não é só de professores e funcionários. É também de pais, alunos e toda a população.

Vamos Parar em Defesa da Educação!

# SINTE - Regional de Ceará-Mirim/RN



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h35
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Cidadão
Participação do leitor via e-mail (falacm@bol.com.br)


Até que horas os bares podem funcionar?
digo isso porq moro proximo a br 406,ali tem dois bares,um de kreginaldo,outro da galega,vizinhos...
todas as noites,madrugadas,frequentam,expresidiarios,traficantes,menores,viciados,
a policia quando passa,eles jogam as drogas e correm escondendo no mato q fica em frente.depois retornam
uma gritaria,pornorafias,palavroes em meio da rua,onde ali moram crianças,senhoras,e casadas,vendo tudo de camarote!
basta!
estou cansada d igar para a PM,para desligar som alto,
-o bar de kreginaldo,a noite é um CABARE ao ar livre... so fecha as 3 ou 4,5 hs da manha...

kd o poder publico?
kd o poder judiciario?
kd a policia?
,mais revistas,trabalho...
basta,chega.temos que por a boca no trombone

chega de sexo explicito e comercio de drogas na rua joao xavier pereia sobral.
o planalto quer dormir!!!!


Priscila Tavares


Resposta do blog:

Podemos afirmar que esse problema é mais uma questão do Ministério Público e Prefeitura do que da Polícia Militar.

O horário de funcionamento deve estar expresso em um alvará, cabe a prefeitura aplicar as sansões no caso de alguma irregularidade.

Pode ser feito também uma TAC junto ao Ministério Público, caso o mesmo seja provocado formalmente.

O Conselho Tutelar e os agentes de proteção do judiciário, em conjunto com a PM, realizam constantemente operações para coibir o acesso de menores aos bares da cidade. Esse trabalho deve ser intensificado.

A Policia Militar todos os dias realiza abordagens nesse local especificamente.

Quanto ao som alto, deve-se ligar para o 198, infomar sobre essa pertubação ao sossego e solicitar uma viatura da PM no local.

Porém insistimos, uma solução para esse problema passa impreterivelmente pela ação regulamentadora da prefeitura.

Contamos com sua colaboração. Escreva-nos sempre. Obrigado.

Ass. Equipe Fala Ceará-Mirim

 





Fala Leitor...

Realmente, Priscila. Essa questão dos bares é terrível aqui em Ceará-Mirim, eles funcionam até a hora que querem, até o raiar do dia, e a abarulheira é grande, e isso é em toda a cidade, toda esquina tem um bar que coloca mesa na calçada, na rua, e abrem o som e fica aquela gritaria e ai de quem reclamar. Na verdade, agora tem bar em toda esquina, embaixo de árvores, na calçada, no meio da rua, no canteiro. Acabou-se o sossego dessa cidade... nem cidade-dormitório é mais, já que nem dormir a gente pode. Infelizmente é pra esse lado negativo que Ceará-Mirim tá crescendo. Precisamos de uma atitude das autoridades pra acabar com isso enquanto é tempo, porque se deixar continuar assim, depois fica dífícil de consertar.
Cristiane Melo |  08/07/2010 10:53



Amigo jaspion, para legitimidade desta ação quem esta a frente desta para pois sou blogueiro e formador de opinião. quero confirmar para divulgar. aguardo publicação neste blog de sua resposta.
É verdade ou marmelada |  08/07/2010 08:54



Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Gostei bastante do seu blog, muito criativo, qualquer coisa dê uma passada na minha página e deixe um comentário, ficaremos muito felizes! Ah, em breve iremos sortear um presente para vocês visitantes, logo logo ela estará disponível para você participar, fique sempre ligado lá para você concorrer a esse super presente! Tenha uma ótima quinta-feira! =D www.atmun.com
Paulo.Nichio | paulo.nichio@atmun.com |  08/07/2010 16:34



Músicos ainda não receberam pagamentos do mês.
quero meu salario |  08/07/2010 07:00



Está se organizando uma grande parada municipal, onde todos são convocados a parar suas atividades e irmsos juntos para o ministério público cobrar soluções para tantos direitos descumpridos pela adiministração. DIA 29 DE JULHO 8 DA MANHÃ em frente ao ministério público de CM. Todos estão convidados a participarem dessa mobilização em frenta ao ministério público de CM DIA 29 AS 8 HORAS. Não estamos querendo transformar esta parada num palanque para ninguem, mas estão convidados todos os vereadores como povo. Espalhemmm!
jaspion | jaspion@gmail.com |  08/07/2010 06:50



 Concordo com você, Itamar. O fato de ser pobre não significa se abster de seguir a Lei nem tampouco significa não ser ético e respeitoso.
Jonas Medeiros |  08/07/2010 10:59



Com a palavra os críticos de lizélia que querem a coisa correndo solta!!!
Itamar | itamarsilva@terra.com.br |  07/07/2010 15:06

é bom o tal ary veloso saber que a lei é a mesma para ricos e pobre!! ou existe algum código somente pra pobre???
Itamar | itamarsilva@terra.com.br |  07/07/2010 15:03



Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar o amigo blogueiro, pois vejo que o alcance que este blog tem é ainda maior do que eu pensava. Mais que um blog, este espaço, como se vê, está se tornando um fórum de discussão. Já me tornei leitor/participante assíduo.
Jonas  |  06/07/2010 08:08

Resposta:


Caro Jonas, muito obrigado pelas palavras. Estamos a inteira disposição. Contamos com sua participação. A equipe agradece.


Caro Ary Veloso, você tem razão em seu comentário. É difícil e caro manter um empreendimento dentro das normas, com alvará e todo os tributos. Sei que todos precisam ter seu ganha-pão; sou a favor do trabalho honesto e RESPEITOSO. Mas o errado tem que ser corrigido. E ainda: o que você não conseguiu entender, até por que não vive a situação em que vivo, é que o "humilde ambulante" em frente ao Ubaldo Bezerra NÃO DEIXA OS MORADORES DORMIREM. Entende? Conheço o "churrasquinho" do SAAE, o da capela Santa Terezinha, que se recolhem às 22h. O problema a que me referi está especificamente vinculado ao "humilde churrasquinho" do Ubaldo Bezerra que perturba a vizinhança até às 4 HORAS DA MANHÃ, sem deixar o povo dormir. Você tem noção do que é ouvir seus pais reclamarem que passaram a noite acordados por causa da algazarra do lado de fora? E ainda, se observares bem, no segundo parágrafo do que escrevi, fiz referência às sorveterias, lanhonetes e bares que tomam calçadas e a tua também. Jonas
Jonas |  06/07/2010 07:48


____________________________

Participe, envie seu comentário.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h28
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Ceará-Mirim já recebeu mais de R$ 21,7 milhões do Governo Federal em 2010

 

Segundo o Portal da Transparência, a cidade de Ceará-Mirim recebeu em 2010 até o momento, a quantia de R$ 21.743.359,73. Cabe ao legislativo e a sociedade fiscalizar a aplicação dos recursos. A prefeitura deve prestar contas de cada centavo aplicado.

Para conferir os repasses no clique aqui.

 

 




 

Fala Ceará-Mirim Indica...

 

 




 

 

Ronaldo Venâncio é candidato único à presdência da Câmara Municipal de Ceará-Mirim


Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer à eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim para o biênio 2011/2012.

A chapa tem como candidato a presidente o vereador do PMDB Ronaldo Venâncio(foto).

Os demais membros da mesa diretora são os seguintes vereadores:

Júlio César(PSDB) – Vice-Presidente
Franklinho Júnior(DEM) – 1º Secretário
Renato Coutinho(PP) – 2º Secretário.

A vereadora Graça Freitas(PR), que manifestou o desejo de disputar a presidência do legislativo cearamirinense, não registrou sua chapa até às 16 horas de hoje, prazo final para a inscrição de candidaturas.

Graça só conseguiu o apoio das vereadoras Patrícia Juna(PDT) e Zélia Santos(PSB).

A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim irá acontecer nesta sexta-feira(9) às 16 horas.

Ronaldo Venâncio será eleito para o seu quarto mandato de presidente do legislativo cearamirinense.

# Fonte: Blog de Oliveira Wanderley


Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h19
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Situação de usina põe em crise Vale do Ceará Mirim e preocupa classes produtoras

A quase paralisação da Companhia Açucareira Vale do Ceará Mirim, uma das mais tradicionais produtoras e processadoras de cana-de-açucar do estado, poderá levar a região do Vale do Ceará Mirim a um colapso este ano, alertam entidades representativas das classes produtoras do Rio Grande do Norte, em nota pública divulgada hoje.


As entidades pedem a intervenção dos “poderes constituídos” para evitar que se agrave a crise econômica e social que se instalou na área em função dos problemas enfrentados pela usina, no centro de uma disputa judicial envolvendo ex e atuais controladores.
“A região vê com alarme a suspensão dos pagamentos de salários dos trabalhadores da usina, assim como a perda de prazos para o plantio de novos canaviais e a quase certa impossibilidade de se iniciar a moagem de cana, da safra atual, a partir de agosto”, diz trecho da nota. O temor é de que deixem de ser gerados milhares de empregos e, ainda, de que haja impactos diretos também sobre o comércio e os prestadores de serviços ligados à agroindústria canavieira.

# Fonte: Tribuna do Norte



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 16h55
[] [envie esta mensagem] []


 
  

CONFIRMADO:

Avelino deixa secretaria

O ex vice-prefeito, e ex-vereador e agora ex- secretário municipal de urbanismo, Luiz Avelino de França, confirmou ao blog sua saída da pasta.

Avelino deixa o governo Peixoto após 18 meses a frente da secretaria que tem a iluminação pública como uma das principais atribuições, entre outras.

O seu provável substituto deverá ser o sr. Mário Pinheiro.

Três dúvidas ainda permanecem:
1) qual a justificativa para a exoneração de Avelino?
2) qual será o posicionamento do seu irmão Pedro Avelino (procurador do município)?
3) Se Avelino irá paras as ruas falar em defesa do povo de Ceará-Mirim, ou deixará a vida pública



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 12h14
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Autoridades flagram extração ilegal em área de proteção ambiental na cidade de Ceará-Mirim

Foto Ilustrativa

 

Policiais ambientais e o Idema fizeram no dia 24/06 um flagrante de extração ilegal dos recursos naturais de uma área de proteção ambiental, em Muriú, no litoral norte do Estado.

Idema a Polícia Ambiental fiscalizariam
dia 24/06 uma área suspeita de extração mineral sem licença ambiental, na praia de Muriú. Mas no caminho, encontraram um caminhão carregado de areia.

O motorista não tinha habilitação, documento do veículo, nem nota fiscal da carga. Detido, Francisco Erivaldo do Nascimento, levou as equipes para o local de onde retirava a areia.

Segundo os técnicos do Idema, a fazenda em Ceará-Mirim era do ex-prefeito da cidade, Roberto Varela, morto em 2006, e hoje está sendo administrada por uma filha dele. Por toda a margem da estrada que leva à sede da fazenda, os sinais da degradação ambiental.

Em determinado ponto, tanta areia foi retirada, que a recuperação da área é praticamente impossível. “A profundidade do subsolo depois de um metro e meio, já foi retirado todos os minerais. Não há como recuperar aquela área. É muito complicado se recuperar uma área depois que vai embora os minerais”, explica o fiscal ambiental Nivaldo Gomes.

A extração era feita também a menos de 50 metros de uma área de lagoa, considerada de proteção permanente.

Segundo o motorista do caminhão, a areia retirada por ele era levada para depósitos de material de construção em Barra de Maxaranguape. A dona do comércio pagava R$ 800 por mês pelo serviço: duas viagens por dia, cada uma com 7m³ de areia.

Pela situação encontrada, os fiscais acreditam que a retirada de areia era feita há pelo menos seis anos. A dona da fazenda foi notificada e autuada pelo crime ambiental de extração mineral sem licença.

O tenente Carlos Bezerra, do Comando Independente de Proteção Ambiental, justifica a autuação: -“Pelo fato de ela estar recebendo um material extraído ilegalmente e não tem, certamente, nota fiscal ela responderá pela receptação desse material ilegal. Ela está sendo motivadora da prática de um crime ambiental”.

# Fonte: Tribuna do Norte



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 13h25
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Leitor...

Caro amigo, é salutar o apelo que Vossa Senhoria faz, porem não esqueçamos, que bares e lanchonetes fazem pior do que os humildes ambulantes, tomando as calçadas, fazendo com que homens, mulheres e meninos andem na rua poque na calçada tem mesas e cadeiras e emparelhados com as mesas o seu carro estacionado, fazendo com que agente vá para o meio da ruia, prova disso é o Bar de Bíu. Não deixem o pau quebrar nas costas do mais fraco, aqueles churrasqueiros sobrevivem desse comercio informal e precisam sustentar suas famílias. Obrigado Fala Ceará - Mirim!
[Ary Veloso] [adelreis@uol.com.br]  
05/07/2010 19:38

Amigo, nem os contra cheques estão sendo entrgues.
 [jaspion] [jaspion@gmail.com]  
02/07/2010 21:45

_______________________________________________

Participe, envie seu comentário.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 08h09
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Email Cidadão

Caro blogueiro, percebo que su blog é muito visitado, atualizado diariamente e, acima de tudo, presta um papel importante à sociedade cearamirinense, dando-lhe voz, independentemente de segmento político. Por isso, peço um pouco de sua atenção e de seu espaço no blog para postar a notícia/reclamação/pedido de providência abaixo:
 
O comércio do ramo de lanchonetes, sorveterias, bares estão se estabelecendo de forma completamente desordenada nas Avenidas Edgard Varela e Enéas Cavalcante, também chamadas de Avenida Principal. Não bastassem os bares, lanchonetes e sorveterias colocarem mesas e cadeiras tomando as calçadas e, em determinado ponto perto da prefeitura, até a rua, agora a nova moda é bar nos canteiros da Avenida Principal. Há pelo menos três deles ao longo da avenida: são carrinhos de churrasco que se instalam todos os dias a partir das 17h. Interessantemente, esses "estabelecimentos" não têm Alvará (claro, porque não há alvará para funcinar no meio da rua), fazem com que carros, motos e bicicletas estacionem no lado do canteiro, favorecendo a ocorrência de acidentes; além do mais, é uma fumaceira grande, com direito a cheiro de carne queimada e carvão, cuja fumaça se espalha em quem passa, além das casas por perto. E por incrível que pareça há um desses "churrasquinhos" bem próximo à Escola Ubaldo Bezerra, a cerca de 50 ou 60 metros da escola, vendendo laém de churrasco, bebida alcoólica a cerca de 60 metros de uma escola, todos os dias, funcionando ate às 4h da manhã!!! Repetindo: Até às 04h da manhã!!!! Nem é preciso dizer que a perturbação é grande, barulho, gritaria, brigas... em plena Avenida Principal.
 
Caro blogueiro, se você puder colocar isso aí com um certo destaque, é bem possível que alguém, alguma autoridade possa tomar uma atitude.
 
Desde já, agradeço a atenção.

DE: Jonas Medeiros



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h22
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Hospital X Fim de Semana

 

A única unidade hospitalar de Ceará-Mirim pede socorro

 

A falta de material básico como esparadrapo, faixas, etc... é constante no Hospital Dr. Percílio Alves, e muito além disso, serviços essenciais de urgência deveriam funcionar nos finais de semana como sábado e domingo.

 

Um paciente fraturou o pé que precisava ser engessado, o médico de plantão faz um encaminhamento desse paciente para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal, o paciente pergunta se o gesso pode ser colocado no dia seguinte (segunda-feira), e o médico responde: "Seu caso é urgente e o gesso deve ser colocado imediatamente, como aqui a muito tempo não se coloca gesso nos fins de semana você terá que ir para Natal". Então o paciente tem que ir para a Capital por conta própria em Caráter de Urgência, já que não havia ambulância no Hospital.

 

Parece estória, mas foi um fato acontecido num final de semana no Hospital Percílio Alves.

 

Saúde é prioridade para qualquer administração, e profissionais como: Pediatra, Obstetra, Ortopedista, clínico geral, e serviços básicos como aplicação de gesso; devem existir sempre em urgência hospitalar, não importando o dia da semana.

 

Lamentável a situação do Hospital Municipal de Ceará-Mirim, que nem mesmo transporte havia no local.

 

Ceará-Mirim que tem potencial para se tornar uma Metrópole, se torna uma cidade "agregada" a Natal, pela má vontade de seus Gestores. Quando vamos deixar de ser "Mirim"?

 



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 11h41
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos