a>
  

Em OLIVEIRA WANDERLEY

Ceará-Mirim: Ministério Público pede instauração de procedimento criminal contra o prefeito Peixoto

Prefeito Peixoto não cumpre recomendação do Ministério Público

Pelo não cumprimento de recomendação para adequação às normas sanitárias no Mercado Público da cidade, feita através de Inquérito Civil, a Prefeitura de Ceará-Mirim e o prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto(PR) são alvos de uma Ação Civil Pública impetrada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca do município.

A Ação Civil do Ministério Público requer a interdição imediata do Mercado Municipal da Carne e do Peixe de Ceará-Mirim e instauração de procedimento criminal contra o prefeito Peixoto pelo crime de desobediência à ordem judicial.

A Ação Civil requer ainda o pagamento de multa diária de mil reais e a decretação da indisponibilidade das transferências por parte do Ministério da Saúde das parcelas do programa de incentivo à vigilância sanitária.

Município de Ceará-Mirim deverá ainda cumprir com a realização de todas as obras e reparos apontados como necessários pelas vistorias das instituições de fiscalização.

O Promotor de Justiça Antonio de Siqueira Cabral, que assina a Ação Civil Pública, baseou-se em laudos técnicos do Conselho Regional de Medicina Veterinária, assim como pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal que apontaram total falta de condições de higiene no Mercado da Carne e do Peixe de Ceará-Mirim.

O Inquérito Civil instaurado em 2008 foi motivado por denuncia da ONG Valeamar que comprovou através de fotografias diversas irregularidades no Mercado Público.

Entre as irregularidades, estão o acúmulo de fezes e urina nos banheiros, o desperdício de água e a presença de animais (gatos) no interior das câmaras frias, as quais são destinadas à conservação da carne.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h08
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Em Clima de Copa do Mundo

Secretaria de Administração vai ficar apenas com expediente interno

 

Notícias vindas da Secretaria de Administração de Ceará-Mirim, informam que a partir do dia 01 ao dia 14 de junho o atendimento externo será realizado, mas que a partir do dia 15 de junho terá somente expediente interno.

O motivo seria a implantação do novo sistema de informática na Secretaria citada, o que dificulta o atendimento naquele local, com isso, servidores e população ficarão na expectativa de uma data indeterminada para a normalidade dos serviços.

No mesmo dia 15 de junho será realizado o primeiro jogo da seleção Brasileira na copa do mundo, o que será uma feliz coincidência para toda Administração.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 11h55
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Projeto 04/2010: Peixoto vetou emendas, mas câmara poderá derrubar

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Marcos de Abreu Peixoto (PR), vetou as emendas ao projeto 04/2010 (concessão onerosa) de autoria do vereador Júlio César (PSDB). A Câmara Municipal aprovou o projeto com as emendas que destinava e 35% do valor arrecadado para obras elencadas pelo vereador.

Os vereadores decidiram se reunir para analisar o veto e não está descartada a possibilidade dele ser derrubado, conforme eles mesmos aprovaram.

Como não tem como voltar atrás no projeto, o blog sugere e desafia o executivo a destinar 100% do valor arrecado em obras e ações decididas pela população através do Orçamento Participativo.







Prefeito admite que escolas de Ceará-Mirim não têm condições de funcionar

Pode parecer brincadeira, mas não é. Em audiência com o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto (PR), ocorrida em abril, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município (Sinte/RN) ouviu a seguinte afirmação do chefe do executivo: “Nossas escolas não têm condições de estudo.”.

O caos da educação de Ceará-Mirim
é tão grande e notório que nem mesmo o prefeito se atreve a negar a situação. Entretanto, Antônio Peixoto não está disposto a resolver o problema com a urgência que ele merece. Até já disse que só fará o que puder ser feito. Traduzindo: a situação das escolas não vai melhorar.

Falta de carteiras e salas de aula adequadas, merenda e aguá sem as devidas condições de higiene, além de escolas sem a menor estrutura de funcionamento.

Fonte: SINTE - Regional de Ceará-Mirim/RN





 

Democratização tem nome: Orçamento Participativo
Participação popular


O que parecia uma possibilidade distante para a população de Ceará-Mirim ao longo de sua história de emancipação política, hoje se tornou uma realidade para os moradores de suas zonas urbana e rural.

O início dessa mudança atende pelo nome de “Orçamento Participativo”, instrumento de participação popular que está sendo implantado em Ceará-Mirim pelo Governo “Compromisso com o Povo”, do prefeito Antônio Peixoto-PR.

Pioneiramente os cidadãos cearamirinenses estão decidindo junto com o governo municipal sobre a realização de obras, implantação de programas nas mais diversas áreas, e definição de políticas públicas.

Nesta terça-feira 18/05, moradores de Ponta do Mato, Jacoca e Macoalhada 1 e 2, lotaram as dependências da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, em Ponta do Mato, para mais uma reunião plenária informativa naquela região.

Manoel Carlos, morador da comunidade Macoalhada, escolhido um dos seis representantes, na região, para atuar junto aos demais moradores, na elaboração do Orçamento Participativo, destacou a importância da iniciativa do governo Peixoto.

“Quero parabenizar o prefeito Antônio Peixoto, que por meio dessa iniciativa, está trabalhando de forma permanente, garantindo espaço para a população acompanhar e participar da administração do município”, afirmou.

Outra importante conseqüência do Orçamento Participativo, é a garantia de espaço para a participação da população, que passa a se envolver nos debates sobre os temas que interessam à toda sociedade.

Para a professora Rosilene Lisboa da Costa, da comunidade de Jacoca, o prefeito Antônio Peixoto está trabalhando com afinco em prol da democratização do governo municipal, objetivando a descentralização das obras do município.

Sobre o Orçamento Participativo, a professora destacou a sua importância para o município, haja vista que é através do OP que a população aponta e estabelece suas prioridades no que concerne à obras e serviços.

Nesta quarta-feira 19/05, a Comissão do Orçamento Participativo estará realizando plenária informativa, em Muriu, a partir das 19h no Muriu Praia Clube, reunindo também moradores de Caiana e Jacumã.

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social de Ceará-Mirim/RN



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 15h57
[] [envie esta mensagem] []


 
  

18 de maio: dia do Museu e Ceará-Mirim sem o seu

Hoje o dia internacional do museu, mas Ceará-Mirim não tem nada a comemorar. Há anos, o museu Nilo Pereira foi completamente abandonado pela Fundação José Augusto.

Um fato lamentável e que causa indignação. Nossa cidade merece ter um museu maravilhoso pois tem história pra isso.

Em 2009, o deputado estadual Paulo Davim (PV) apresentou requerimento na Assembléia Legislativa, cobrando da Fundação José Augusto a reforma e reativação do Museu Nilo Pereira em Ceará-Mirim.

 

 




 

Troca de comando da PM em Ceará-Mirim

O Major PM André Luís Fernandes da Fonseca, deixa nesta sexta-feira (21/05), o comando da 3ª Companhia de Polícia Militar do 11º Batalhão com sede em Ceará-Mirim. Ele foi promovido e será o sub-comandante do 11º Batalhão, que coordena parte da área metropolitana da Grande Natal, incluindo cidades como São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz.

Não pensem que ele deixará de atuar nas atividades da PM em Ceará-Mirim. Antes ele comandava cerca de 50 policiais, agora serão mais de 300 a disposição para as operações da instituição em toda a área do 11º batalhão.

E Ceará-Mirim continuará tendo uma atenção especial por parte do Major Fernandes. O novo comandante da Cia de Ceará-Mirim será o Capitão PM Juscelino.

 




 

Conselho tutelar e Semthas desenvolvem vasta programação

Nesta terça-feira, 18 de maio, dia em que se comemora o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, por meio do Conselho Tutelar e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o 2º Encontro de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Uma vasta programação teve início nesta data, e se estenderá até o dia 31 deste mês de maio.

O objetivo é combater a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Pela manhã, aconteceu um encontro das instituições parceiras, às 7h30, para a realização de um buzinaço, que saiu da Igreja Universal do Reino de Deus no bairro Passa e Fica, percorrendo as principais ruas da cidade.

Às 8h30 foram realizadas simultaneamente, diversas blitzens em pontos estratégicos da cidade com distribuição de material educativo e adesivagem. E às 10h, o promotor de Justiça Ivanaldo Soares da Silva Júnior, concedeu entrevista à Rádio 87,9 FM Comunitária, para falar sobre o tema.

A programação desta terça-feira será encerrada às 16h30 em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com uma apresentação do Teatro Esperança e a bênção do Pároco.

Em Ceará-Mirim, o cidadão que quiser fazer qualquer denúncia de abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, deve se dirigir ao Conselho Tutelar, que funciona no prédio do Fórum Desembargador Virgílio Dantas, localizado à Av. Luiz Lopes Varela, no bairro Bela Vista.

Ou ainda, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social-CREAS, que, localizado à Av. Enéas Cavalcante – centro, atende pelo telefone (84) 3274-2073, e funciona com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e equipe de apoio. O CRAS Urbano e Rural, outro programa da Semthas também está envolvido na programação.

“Nós buscamos abranger todos os níveis sociais. Mas nem sempre é um trabalho fácil, pois, dependemos da denúncia para realizar o nosso trabalho”, disse a secretária de Assistência Social de Ceará-Mirim, Ozeny da Cunha Fernandes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi criado pela Lei 9.970 de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o país, ocorrido na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 1973.

Naquele ano, a menina Areceli Cabrera, de apenas 8 anos de idade, foi espancada, violentada e assassinada. A data, reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

 

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social de Ceará-Mirim/RN

 




 

GM Aretusa representa o RN em reunião sobre segurnça pública no Recife

No dia 15 de Maio de 2010 na Associação dos Delegados de Polícia Civil de Pernambuco, em Recife, aconteceu uma reunião de Cúpula sobre Segurança Pública organizada pala ONG Viva Rio. Na oportunidade estiveram presentes vários operadores de Segurança Pública, Oficiais da Polícia Militar, Delegados de Polícia Civil, Guarda Municipal (Ceará Mirim – RN), Sociedade Civil, dentre eles pesquisadores da área de Segurança Pública.

O Estado do Rio Grande do Norte foi representado pelo 1º Sargento Vantuil José Carvalho de Oliveira, Secretário Executivo do CONEM (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas) e pela Guarda Municipal de Ceará Mirim Aretusa Kaline Silva de Oliveira, Coordenadora Técnica da Secretaria de Defesa Social de Ceará Mirim – SEDESC (Ceará Mirim – RN)

Na oportunidade a Guarda Municipal Aretusa Kaline, palestrou sobre sua dissertação implementada na Cidade de Ceará Mirim – RN, que fala sobre “Segurança Pública, Integração e Construção da Cidadania”.

Trabalho esse que começou no ano de 2008 e hoje ele é fortalecido no seu campo estratégico e operacional, através da Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Ceará Mirim – RN e já traz frutos à Cidade, pois as forças policiais trabalham de forma Integrada para garantir a Segurança Pública do Município.

A palestra do 1º Sargento Vantuil José Carvalho de Oliveira, falou sobre o GPAI (Grupo de Patrulhamento Inteligente) que foi implementado no ano de 2007 em bairros na Cidade do Natal – RN.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Ceará Mirim / RN.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h26
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Ceará-Mirim indica...

 




Fala Leitor...


Conselho tutelar da Criança e do Adolescente de Ceará – Mirim. Convida a todos para participar do 2º Encontro de Prevenção e combate a exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, do dia 18 à 31 de Maio de 2010. Programação 18 / 05 / 2010 07h: 30 m–Carreata com Buzinaço saindo defronte a Igreja Universal do Reino de Deus. 08h: 30m – Blitz em Pontos estratégicos da Cidade. Com Panfletagem e adesivagem de carros 10h00min – Entrevista do Promotor de Justiça, Exmº. Srº. Ivanaldo Soares da Silva Junior, a rádio 87,9 Fm. 15h30min – Passeata contra exploração sexual, envolvendo as Instituições saindo defronte a Escola Celso Cicco. 16h30min – Encerramento do Evento defronte a Igreja Matriz com a Benção do Pároco Municipal e apresentação teatral. 19 / 05 / 2010 a 28 / 05 / 2010 Palestras nas Instituições parceiras – Definidas pelas Instituições. 31 / 05 / 2010 Reunião com donos de bares, hotéis, Motéis, Pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos.
Conselho Tutelar | marcelokda2@gmail.com |  15/05/2010 16:55



Tanto dinheiro, e deixaram cortar a energia da sec. de ação social, e a sec. de educação está sem telefone há mais de ano, UMA VERGONHA!!!
CARLOS |  12/05/2010 10:19


Fico indignado com algumas atitudes da prefeitura de Ceará – Mirim, veja só, eu sou artista trabalho na área teatral em Natal, mas quando chego em casa, a primeira coisa que faço é um TUR nos Blogs da cidade e pude ver que essa secretaria de Cultura e essa fundação Nilo Pereira até agora não disse pra que veio, muito pelo contrário o que agente vê e ouve na rua são os artistas reclamando desse tal de Waldeck e de Lula, não conheço nem um dos dois nem quero conhecê-los, fizeram uma festa de MPB não deu certo, fizeram um projeto de teatro popular não deu certo ouvi dizer que aquele menino, Múcio Vicente, lotou duas seções e eles acabaram com o projeto, outro dia encontrei com Múcio e ele me falou que está sendo perseguido por Waldeck, falei pra ele que ele estava se humilhando nessa cidade com o talento que tem. Agora vi num blog aí que o tal de Waldeck convidou um rapaz chamado Washington para dar oficina de teatro junto com um cidadão que agora esqueci o nome.
Jácome Bernardes | jacome_35@bol.com.br |  14/05/2010 11:49

____________________________________________________________

Participe, envie seu comentário.






População cearamirinense está compartilhando com decisões e sugestões ao Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo, em fase de elaboração, está se tornando no principal instrumento de democratização da gestão municipal do Governo “Compromisso com o Povo”, do prefeito Antônio Peixoto-PR em Ceará-Mirim.

É um processo pelo qual, prefeitura e população, juntas, constroem uma forma de governar o município.

Com o OP, o governo estabelece critérios para compartilhar o poder de decisão com os moradores do município.

Cumprindo este objetivo, a comissão criada pela Secretaria Municipal  de Administração e Planejamento, por determinação do prefeito Antônio Peixoto-PR, para a elaboração do Orçamento Participativo 2011, continua percorrendo todo o município realizando as plenárias informativas.

Neste final de semana foi a vez dos distritos de Rio dos Índios, Boa Vista, Capoeira Grande e Assentamento Resistência Potiguar participarem de mais uma plenária, que foi realizada às 19h da última sexta-feira 14/05 na Escola Municipal Emídio Ferreira da Silva, em Rio dos Índios.

Já no sábado 15/05, a comissão do OP 2011 esteve realizando plenárias à tarde na comunidade de Riachão e a noite reuniu moradores de Massangana e Oitizeiro na Escola Municipal Maria Ester Paiva, em Massangana.

Durante as plenárias, a comissão, coordenada pelo servidor do município, Arnaldo Vital, com a participação da controladora do município, Fátima Alves, orienta a população sobre como funciona o modêlo atual do Orçamento e o que irá mudar com a implementação do modêlo participativo.

Também durante as reuniões estão sendo dadas orientações à população sobre o processo de escolha de delegados e o cronograma das reuniões à serem realizadas durante a elaboração do Orçamento Participativo.

Para o prefeito Antônio Peixoto-PR, o Orçamento Participativo é um modêlo de gestão que está sendo responsável pela transformação da sociedade e da administração.

“Através do Orçamento Participativo, a população participa das definições de políticas públicas e decisões do governo. A prefeitura quer construir junto com a população um novo modêlo, no qual a esperança se transforme em ações reais que leve justiça social e uma melhor qualidade de vida ao povo de Ceará-Mirim”, define o prefeito Antônio Peixoto-PR.

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social de Ceará-Mirim/RN



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 15h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos