a>
  

Cultura - O que tínhamos? O que ainda temos!

Tínhamos em pleno funcionamento o Museu Nilo Pereira, que leva o nome da Fundação "Cultural" do nosso Município. O que antes era uma atração turística, agora encontra-se abandonado. Este vídeo mostra um pouco da história do Museu, como também o descaso do abandono com o mesmo.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 23h04
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Como anda a CEI do incêndio do carro da Guarda Municipal?

Ano passado, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim aprovou a criação de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar o incêndio do carro da Guarda Municipal de Ceará-Mirim. Dar sequência aos trabalhos da CEI seria uma boa contribuição do legislativo para o esclarecimento dos fatos. Mas a CEI parece ter morrido antes mesmo de começar. Lamentamos o incêndio do carro (pois é dinheiro público dos nossos impostos), mas lamentamos também a falta de bom senso ao se criar uma comissão de inquérito para não funcionar. Mais uma vez a sociedade fica sem uma resposta satisfatória do poder público.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h59
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Prefeitura de Ceará-Mirim realiza Carnaval Popular
A novidade é o resgate do desfile de carnaval de rua

 
Já está tudo pronto para o Carnaval de Ceará-Mirim.Alegria, animação e segurança, promovido, pelo segundo ano consecutivo, pela prefeitura municipal, em parceria com as Secretarias Municipais de “Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico”, “Juventude, Cultura, Esporte e Lazer”, e “Fundação de Cultura Nilo Pereira”.
A programação do carnaval na cidade, será aberta oficialmente no domingo, 14/02, às 16h, com apresentação e desfile de grupos carnavalescos tradicionais como, Índios Comanche, Índios Tupinambá de Gravatá, Escola de Samba Império do Vale, Bambelô Asa Branca, além de muito carnaval a partir das 20h com a Banda Misael.
Durante bom tempo em silêncio, o prefeito Antônio Peixoto, está realizando o desejo e a sabedoria em resgatar os costumes e a cultura carnavalesca popular do município.
Na Praia de Muriu, o carnaval será aberto no sábado 13/02 a partir das 20h com as Bandas Calcinha de Menina e Misael. Já na Praia de Jacumã, a abertura do Carnaval será no mesmo dia com as Bandas Paragandan e Kairus.
Há exemplo do ano passado, a prefeitura municipal, espera receber a presença de milhares de pessoas da região, especialmente de conterrâneos que moram noutras cidades potiguares e até mesmo de outros estados, que aproveitam o carnaval para brincar e se divertir com folia saudável e animada, e também rever seus familiares.

 SEGURANÇA
Com um contingente de uma ação integrada que envolve as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Bombeiros Civís, a prefeitura de Ceará-Mirim pretende oferecer ao folião, segurança, nesse que será o carnaval mais popular da região. Viaturas, veículo de resgate e ambulância também serão disponibilizadas para o atendimento emergencial necessário.

CARNAVAL PARA TODOS – PROGRAMAÇÃO

13/02 – Sábado

Abertura do Carnaval em Muriu a partir das 20h com as Bandas Calcinha de Menina e Misael. Em Jacumã, das 16h às 23h Banda Kairus e a partir das 20h Banda Paragandam.

14/02 – Domingo

Desfile de grupos carnavalescos a partir das 16h na Praça Cinco Bocas e a partir das 20h Misael e Banda. Desfile: Índios Comanche, Índios Tupinambá de Gravatá, Escola de Samba Império do Vale e Bambelô Asa Branca.

Em Muriu Bandas Paragandam e Kairus a partir das 16h, e Banda Calcinha de Menina em Jacumã.

15/02 – Segunda-feira

Em Muriu Bandas Gostosões do Forró e Calcinha de Menina a partir das 16h, e Misael e Banda em Jacumã a partir das 20h.

16/02 – Terça-feira

Em Muriu Bandas Paragandam e Kairus a partir das 16h, e Gostosões do Forró em Jacumã no mesmo horário.


# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h21
[] [envie esta mensagem] []


 
  

G i r o   p e l o

www.etevaldojunior.com.br


>>> Em Ceará-Mirim, o SINTE não descarta a realização de uma greve dos professores logo início de março.



>>> Defendo eleição direta para diretor de escola. Foi uma das únicas ações louváveis do governo Wilma, e Peixoto deveria implantar em Ceará-Mirim.


>>> Salatiel de Souza apresenta atualmente o melhor programa de rádio no RN. É na rádio Clube AM 1270, de segunda a sexta, das 08h às 12h.



>>> A soberba precede a ruína. Provérbios 16:18, Bíblia



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 22h20
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Governadora anuncia construção de estrada em Ceará-Mirim

 Galpões para costureiras serão uma realidade: garante Wilma de Faria

 

A governadora Wilma de Faria-PSB, anunciou na noite da última segunda-feira 8 de fevereiro em Ceará-Mirim, a construção da estrada que liga o município à cidade de Extremoz via distrito de Massangana.

 O anúncio da governadora foi feito durante a solenidade de lançamento do programa “Cidadão sem Fome” em Ceará-Mirim, na presença de diversas autoridades políticas estaduais e locais, entre elas o prefeito Antônio Peixoto-PR, com quem a governadora ratificou parceria administrativa para a realização de diversas obras no município, diante de uma platéia de mais de 400 pessoas no auditório “Prefeito Roberto Varela”, na Estação Cultural.

 A obra atende à uma antiga reivindicação do prefeito Peixoto ao Governo do Estado, antes mesmo de ser prefeito de Ceará-Mirim.

 Como a governadora se desincompatibiliza do cargo no início do mês de abril para ser candidata nas eleições de 3 de outubro, a obra será concluída pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que substituirá a chefe do Executivo estadual.

 Wilma afirmou em seu discurso que não vai poder inaugurar a obra, mas que vai assinar a ordem de serviço, porque inclusive já foi feita a licitação. “Iberê vai me substituir no governo quando eu me desincompatibilizar para ser candidata. Ele vai concluir a obra que vou deixar iniciada, porque essa estrada é um compromisso meu com o povo de Ceará-Mirim e que nós vamos cumprir com certeza”, garante a governadora.

 De acordo com a governadora, a estrada vai representar um grande desenvolvimento para os dois municípios, beneficiando além do escoamento da produção, várias comunidade rurais de Ceará-Mirim e Extremoz. Ela informou que o investimento da obra será de R$ 10 milhões.

 A governadora também garantiu ao prefeito Antônio Peixoto que num prazo de 45 dias estará inaugurando em Ceará-Mirim a Central do Cidadão e o Restaurante Popular.

 Mas as atenções se voltaram para o anúncio de uma outra obra que será implementada pelo governo do Estado em Ceará-Mirim que dará um importante impulso no desenvolvimento econômico do município, que segundo a governadora, é um outro importante compromisso que precisa cumprir com Ceará-Mirim, por se tratar também da geração de emprego e renda. Trata-se da construção dos galpões para os profissionais que trabalham na área de confecções. “A gente vai construir esses galpões. Através de um convênio, o governo do estado vai dar os recursos para Peixoto construir os galpões e assim poder gerar mais emprego para o nosso povo”, prometeu a governadora.

Wilma de Faria finalizou o seu discurso dizendo que, não há nada melhor para uma família, principalmente para uma mãe, do que ter uma casa para morar com segurança. Ela referiu-se a construção de 1.185 unidades habitacionais populares que o prefeito está erguindo no município em parceria com o governo do estado, erradicando favelas, moradias de taipa e de riscos, contribuindo diretamente para cumprir a meta de zerar o déficit habitacional no município de Ceará-Mirim.

 “Então Peixoto, você está sensibilizado, você está se dedicando à uma área a qual em sempre me dediquei. E a gente, se Deus quiser, dando as mãos como estamos dando agora, vai ter muita casa prá muita gente humilde e ter o direito de  levantar a escritura e dizer: essa casa é minha”, finalizou a governadora Wilma de Faria.

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h22
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Bate Papo Fala Ceará-Mirim

Clique no 1º Avatar(boneco) ao lado para colocar o seu nome e mudar a imagem. E boa prosa!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h18
[] [envie esta mensagem] []


 
  

E Falando de Cultura...


FÁBIO DI OJUARA

  Artista plástico “multimeios”, reconhecido como um dos principais ícones da cultura plástica potiguar e internacional, com várias exposições em países como Áustria, Itália, Alemanha, Espanha e Portugal.

 

Sobre a 15ª FIART:

 

Troféu de 3º lugar da 15ª Fiart

A Feira Internacional do Artesanato realizada de 22 a 31 de janeiro deste ano, no Centro de Convenções em Natal/RN, , contou com a participação de 70 mil visitantes, 300 stands com representação do artesanato do Brasil e do mundo (Japão, Chile, Cuba, África, etc...). Do Rio Grande do Norte participaram 70 municípios, e desse número foram selecionados as 16 melhores obras dos municípios para concorrerem ao troféu “Prêmio Etevaldo”.  Através do voto popular o povo escolheu as 3 melhores obras da Feira, onde Ceará-Mirim ficou com o 3º lugar com a peça “O Cachorro” de minha autoria, confeccionada em alumínio reciclado, o 2º lugar Timbauba e 1º lugar Macaíba com cerâmica.

Escultura "O Cachorro"

 

Sobre seus trabalhos nacionais:

 Trabalho com processo de reciclagem em todo tipo de material encontrado, especificamente do lixo, onde dele extrai o lema “Toda Merda Agora é Arte”, onde ele aborda toda problemática da globalização.

 

Sobre seus trabalhos internacionais:

 Com o mesmo processo de reciclagem, mas com uma temática voltada para problemas ambientais no planeta terra.

 

Sobre a cultura no Município:

 Ceará-Mirim tem uma cultura muito rica, mas encontra-se como uma criança que ainda não aprendeu a andar, mas já está dando seus primeiros passos...

 

Sobre o apoio a cultura no Município:

 Essa coisa de apoio a cultura é como  uma moeda: “tem duas faces”, de um lado existe o apoio institucional que em Ceará-Mirim acontece de forma lenta, e de outro lado é esse negócio do Artista achar que precisa da Prefeitura ou de políticos para produzir e escoar suas obras, isto é uma idéia errada.

 

Sobre sua participação na cultura do Município:

 A minha opinião é de que o Artista tem que está junto do povo, o artista é um operário do povo através da sua produção artística. É esse o meu papel junto a sociedade que faz o julgamento da minha participação cultural no Município.

[Fábio di Ojuara]



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 20h00
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Leitor...

[renato magalhaes jr] [rmagalhaesjr@bol.com.br]

Onde esta o Dinheiro destinado ao municipio no exercício 2009, será que ainda estão pagando os debitos da gestão passada? cadê a prestação de contas. Acorta Povo de CM. A prefeitura e do povo atravéz do VOTO. EDINOLIA, PEIXOTO. Uma cidade do porte de CM, só tem esses capazes de levar o municipio ao lugar de respeito no estado do Rio Grande do Norte.

 



 

[juliano mendes]  [julio_mendes@gmail.com.br]

VEXAME TOTAL, FOI O QUE ACONTECEU EM MURIÚ NA ULTIMA EDIÇÃO DO PREJETO VERÃO 2010 DA PREFEITURA DE CEARÁ MIRIM, QUANDO NA OCASIÃO UMA FUNCIONÁRIA DA SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO TOTALMENTE EMBRIAGADA, QUERENDO DAR UMA DE LOCUTORA, FEZ O MAIOR PAPELÃO DA HISTÓRIA PEGANDO O MICROFONE PRINCIPAL E LENDO OS ANUNCIOS DA PREFEITURA NO MAIOR GAGUEJADO DO MUNDO, ENGOLINDO PALAVRAS E COM A VOZ UM TANTO ATRAPALHADA DEVIDO A EMBRIAGUEZ EM QUE ESTAVA A FUNCIONÁRIA, O PUBLICO SE PERGUNTAVA PQ A PREFEITURA Ñ TINHA UM LOCUTOR OFICIAL PARA O EVENTO E PRINCIPALMENTE NO ENCERRAMENTO COM A CANTORA DIDÊ RODRIGUÊS QUE SE SENTIU UM TANTO QUANTO CONSTRANGIDA COM O ACONTECIDO, ATÉ QUE O SECRETÁRIO LULA TENTOU SUBISTITUIR, MAIS SÓ QUE NÃO TINHA LOCUTOR DISPONIVÉL E A BEBINHA NÃO SOLTAVA O MICROFONE POR NADA. AFF MARIA QUE VERGONHA.

 



 

[Enganado] [ti_nho_nascimento@hotmail.com]

so pra relmbrar! um dia deces o prefeito disse em sua radio local q o SAAE E A PREFEITURA DE CEARA MIRIM NAO TINHA DINHEIRO NEUM?! eis a questao da onde vem esse dinheiro pra comprar esse carro?preste a começar as eleiçoes? na minha opiniao o prefeito ta maquiando + uma vez!!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h39
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Prefeitura realiza 1ª Ação Comunitária de Saúde no interior do município

 

A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira 09/02, a 1ª Ação Comunitária de Saúde, na comunidade de Rio dos índios.

 As atividades foram desenvolvidas das 8h às 13h em dois locais distintos da comunidade: Na Escola Municipal Emídio Ferreira da Silva e na Unidade de Saúde da localidade.

A ação teve a participação de cerca de 40 profissionais de saúde envolvendo enfermeiras, cardiologista, reumatologista, clínico geral, ginecologista, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, dentistas, auxiliares de consultório odontológico, agentes de saúde, equipes do PSF de Rio dos índios, Aningas e Coqueiros, além da direção e funcionários da escola.

 De acordo com Daniel Miranda, um dos coordenadores da Ação, foram realizados mais de 200 atendimentos nas diversas especialidades oferecidas, superando as expectativas da Secretaria de Saúde. Ele disse, que a Ação foi considerada um sucesso, beneficiando toda a comunidade de Rio dos índios e os distritos mais próximos que ainda não têm acesso contínuo à esse leque diversificado de profissionais de saúde.

 

ATENDIMENTO

 Os mais de 200 atendimentos durante a 1ª Ação Comunitária de Saúde em Rio dos índios, foram assim contabilizados:

 Clínico geral 25, Ginecologista 15, Cipatologia de Colo Uterino 15, Reumatologista 20, Cardiologista 20, Educador Físico 5, Aplicação de Flúor 40, Fonoaudiólogo 13, Fisioterapêuta 8, Odontologia 29, e Nutricionista 18 atendimentos.

 As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também ofereceram a população, os serviços de verificação de pressão arterial, além de prestação de serviços, orientações e informações sobre doenças como: diabetes, gripe H1N1, hipertensão, DST/Aids, entre outras.

 

OBJETIVOS

 Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Lessa, a grande importância dessas ações é o fato da Secretaria de Saúde está mais próxima das comunidades, muito embora, todos os 21 postos de saúde do município estejam com equipes completas atendendo as comunidades de uma forma bem efetiva com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem. “Mas nós sentimos uma necessidade latente da secretaria está mais próxima da população, por isso, a realização dessas ações”, explica o secretário de saúde, ressaltando que as ações foram programadas para o ano inteiro, tendo sido iniciadas pela comunidade de Rio dos Índios, com aproximadamente duas ações por mês, levando para a população um atendimento mais completo.

 De acordo com Fernando Lessa, cada Ação terá um grupo de especialistas para identificar já dentro de uma pesquisa de demanda as principais necessidades da comunidade. “A grande importância de tudo isso é a gente está ampliando os serviços de saúde para as comunidades”, frisa o secretário.


 O prefeito Antônio Peixoto esteve na comunidade de Rio dos Índios acompanhando de perto as ações da Secretaria de Saúde naquele distrito. Ele chegou ao local das atividades, acompanhado do vereador Élcio Clemente. O prefeito destacou não apenas a importância da Ação de Saúde, mas também o grande trabalho que o secretário Fernando Lessa vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Saúde do município. “Esse é um trabalho de suma importância, e é uma ação que pretendemos realizar em todos os distritos, porque além de beneficiar toda a população carente, inclusive com a distribuição de medicamentos, representa muito para a nossa administração”, destaca o prefeito.

 Apesar do ano de 2009 ter sido de grandes dificuldades financeiras, inclusive impedindo alguns avanços na área da saúde, o prefeito informou que para 2010 o governo já tem alguns projetos para a saúde, entre eles a construção de postos de saúde na zona urbana e também na zona rural do município. “Estamos fazendo um trabalho de recuperação de todos os postos já existentes e pretendemos realizar algumas parcerias com a UNP e a Farn no sentido de melhorar o atendimento médico em todo o município, beneficiando a nossa população que necessita e merece, Então, tudo o que a gente puder fazer para melhorar a saúde, a gente vai fazer”, enfatiza o prefeito garantindo que 2010 será um ano de suma importância para a saúde e para o município.

 A 2ª Ação Comunitária de Saúde está prevista para acontecer no final deste mês de fevereiro na comunidade de Primeira Lagoa

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social* (*alguns trechos foram editados pelo blog Fala Ceará-Mirim)



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h26
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Ceará-Mirim será sede de um dos treze núcleos do Projeto MOVA-Brasil Desenvolvimento & Cidadania financiado pela PETROBRAS.

O MOVA-Brasil é o maior projeto de inclusão social da política de “Desenvolvimento e Cidadania” que tem como parceiro a Petrobras. O pólo do Rio Grande do Norte localizado em Assú é coordenado pela Eliane Bandeira e Silva e assessorada pelas assistentes pedagógicas Débora do Nascimento Felipe (cearamirinense) e Marília Gabriele Peixoto (mossoroense).

O Projeto MOVA-Brasil tem por objetivo o fortalecimento da cidadania e a alfabetização de milhares de educandos, em todo país. Para tanto a PERTOBRAS junto ao Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) estão empenhando esforços a fim de contribuir para a concretização desse projeto.

Esta nova etapa o MOVA-Brasil terá 13 núcleos e atenderá em média 41 municípios no Rio Grande do Norte. O núcleo de Ceará-Mirim é formado por um coordenador Local (José Roberto Rolim -Cearamirinense) e quinze monitores da Região do Mato Grande (Ceará-Mirim, Taipú, Poço Branco, João Câmara, São Bento do Norte e Caiçara do Norte) e São Gonçalo.

A primeira Formação continuada do Núcleo acontecerá próximo dia 12/02/2010 (sexta -feira) das 13h00min. às 17h00min. no Centro Esportivo e Cultural (C.E.C) com a presença da Coordenadora de Pólo parceiros locais.

# Fonte: Coordenação do Mova Brasil



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h18
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Peixoto faz leitura da mensagem anual


A mensagem anual do executivo foi lida hoje a tarde na Câmara Municipal de Ceará-Mirim.
O plenário daquela casa ficou lotado com cargos comissionados e contratatados que eram a grande maioria do público presente.
Não houve nenhuma manifestação contra o governo. Foi um evento tranquilo.
O prefeito falou das ações realizadas em 2009 destacando a área da habitação e falou das metas por secretaria para 2010.



SAAE
Sobre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ceará-Mirim, ele afirmou que no início da gestão, diante das dificuldades pensou que seria impossível recuperar o SAAE. Mas hoje, depois do esforço realizado, ele vê uma "luz no fim do túnel".

Ao final disse que sua maior frustação em 2009 foi de não poder ter realizado tudo que planejava na velocidade desejada.
Disse ainda que em 2009, por várias noites não conseguiu dormir bem devido a quantidade de problemas que precisava resolver.
A sociedade deve estar atenta para o cumprimento das metas e que a prefeitura vá além, faça ainda mais do que o prometido para melhorar Ceará-Mirim. O povo espera por mudanças.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 20h46
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Ceará-Mirim recebe Programa Cidadão Sem Fome

 

A governadora do estado, Wilma de Faria-PSB e o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR lançaram na noite desta segunda-feira 08 de fevereiro, o Programa Cidadão Sem Fome, no município.

 A solenidade aconteceu no auditório “Prefeito Roberto Varela”, da Estação Cultural e contou com a presença de mais de 300 famílias beneficiárias do Bolsa Família, e que podem ser cadastradas no programa.

 Para o prefeito Antônio Peixoto, o momento foi de gratidão e de agradecimento à governadora Wilma de Faria, pelo que o seu governo tem feito por Ceará-Mirim, especialmente quando é implantado no município um programa de grande alcance social como o Cidadão sem fome. “Esse programa governadora, é de grande importância para o nosso município, isso porque, nós sabemos a realidade do nosso povo. E esse programa, veio beneficiar uma grande parcela do nosso povo”, enfatiza o prefeito, agradecendo em seguida à governadora do Estado. “Governadora, nós queremos agradecer não somente por esse programa. A senhora sabe do meu posicionamento político, mas eu jamais poderia deixar de dizer o que o seu governo tem feito aqui por Ceará-Mirim”, reforça.

 Após lançar oficialmente o Programa Cidadão Sem Fome, a governadora iniciou o seu discurso pedindo a platéia aplauso para o prefeito Peixoto, classificando-o como um grande prefeito e que soube muito bem administrar diante de uma crise financeira como a de 2009 e que por essa razão não pôde fazer tudo que desejava no ano que passou. “Mas vocês vão ver que a gente agora dando as mãos como estamos nos dando em favor do povo de Ceará-Mirim, nós vamos fazer tudo aquilo que estava comprometido com vocês e vamos melhorar a vida da população mais carente, principalmente aquela que precisa de apoio, que precisa de ajuda, de infraestrutura, de benefício para ter uma vida digna, que é isso que todo mundo mais pobre deseja”, destaca a governadora.

 A governadora, garantiu ao prefeito Peixoto que dentro da 45 dias estará implantando em Ceará-Mirim o Restaurante Popular que oferece alimentação de qualidade beneficiando trabalhadores e trabalhadoras de baixa renda. “Outra coisa importante também que a gente vai trazer e que já estamos devendo há muito tempo à Ceará-Mirim, mas que em trinta dias estaremos inaugurando, que é a Central do Cidadão que será muito importante para o município”, garantiu a governadora.

 Wilma de Faria também falou sobre a obra estrada que liga Ceará-Mirim à Extremoz pela comunidade de Massangana, que tem sido uma luta constante do prefeito Antônio Peixoto. Ela disse que é uma obra que não vai poder inaugurar, mas que vai dar a ordem de serviço e iniciar, até porque já foi licitada, e o vice governador Iberê Ferreira que vai substituí-la quando se desimcompatibilizar para ser candidata é quem vai concluir a obra. “Essa estrada é um compromisso meu com o povo de Ceará-Mirim e nós vamos fazer com certeza”, finalizou a governadora.

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social* (*alguns trechos foram editados pelo blog Fala Ceará-Mirim)



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 20h28
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Cultura - O que tínhamos? O que ainda temos!

Dispensando apresentações: CABOCLINHOS DE CEARÁ-MIRIM

Tínhamos apresentações regulares deste grupo, e ultimamente só se tem ouvido o som dos Caboclinhos no veículo do famoso "João da Sopa". E para quem quer relembrar, segue o vídeo dos Caboclinhos em apresentação na Folia de Rua Potiguar.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 22h30
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Após denúncia, artistas locais começam a receber

Nada mais justo que além de ter o seu espaço, os artistas locais tenham o mínimo de reconhecimento financeiro pelos seus trabalhos. Recebemos a informação do início do pagamento pelas apresentações no palco 2 da Festa da Padroeira de 2009, como também do pessoal que trabalhou na segurança e manutenção das festividades populares do evento.

Apesar da demora para efetuar esses pagamentos, a pressão de artitas, grupos e trabalhadores foram determinantes para um reconhecimento que deveria ter sido executado logo após a realização de seus trabalhos.

A cultura é importantíssima para uma cidade, e os nossos artistas elevam ainda mais o nome do município a nível nacional e internacional como é o caso do artista plástico Fábio de Ojuara, que brilhou na 15ª edição da FIART.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 22h27
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Secretaria Municipal de Educação realiza Semana Pedagógica 2010

 

Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim realiza a Semana Pedagógica 2010.

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira 08/02 no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural e contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto, da secretária de educação do município Ângela Aquino e da presidente nacional e estadual da Undine, professora Justina Iva que proferiu palestra sobre Gestão Participativa.

O encontro reuniu cerca de mais de 150 profissionais da educação entre gestores, professores, supervisores, monitores e pessoal de apoio pedagógico da rede municipal de ensino.

Este ano, a Semana Pedagógica traz como tema, “Ação Participativa no Contexto Educacional: Reflexão, Interação e Viabilização”. O objetivo, é proporcionar aos profissionais da educação situações de discussão e reflexão sobre o processo formativo, norteado por uma gestão participativa, com foco na construção da Proposta Curricular da rede municipal de ensino.

No decorrer da semana serão realizadas atividades internas nas escolas do município como: palestras e oficinas pedagógicas ministradas por profissionais de Ceará-Mirim como forma de valorização dos educadores locais, e também por profissionais do Sistema Positivo.

Durante a solenidade de abertura, a secretária de educação do município, Ângela Aquino, fez um breve relato das principais atividades desenvolvidas no ano passado, apesar das dificuldades enfrentadas pelo município, e algumas ações de melhorias na qualidade do ensino que o governo do prefeito Peixoto pretende implementar para este ano de 2010.

“Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no ano passado, tivemos avanços bastante significativos que nos proporcionam este ano concretizações”, disse a secretária, enumerando por exemplo, a abertura de novas escolas de educação infantil no Caic  e nos Distritos de Primeira Lagoa e Rio dos Índios, além das sete que foram abertas e reabertas em 2009 atendendo cerca de 3 mil crianças.

 

A secretária também lembrou que este ano será implementado o fardamento escolar – um compromisso do prefeito Peixoto – para a rede municipal, com ênfase para a educação infantil que receberá inclusive tênis.

Além disso, este ano também está sendo adotado o livro didático do Sistema Positivo para as crianças de 4 e 5 anos de idade, a Pós-graduação em educação infantil através de um convênio da Prefeitura com o Instituto Kennedy, o curso para Gestores Escolares em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal da Bahia o qual contemplará 22 gestores do município, cujas atividade tiveram início no último dia 6 de fevereiro. “Precisamos avançar cada vez mais em busca da melhoria da qualidade das nossas escolas e dos materiais didático e permanente, e essa melhoria só pode ser obtida através do esforço e do trabalho de todos nós, garantindo o aprendizado e os resultados dos nossos alunos”, enfatiza a secretária Ângela.

O prefeito Antônio Peixoto, que participou da solenidade de abertura da Semana Pedagógica, enalteceu o tema abordado no encontro pela professora Justina Iva – Gestão Participativa – por se tratar de grande importância para qualquer gestão, principalmente para a gestão escolar, assim como, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe de educação na rede municipal de ensino.

O prefeito aproveitou a oportunidade para ratificar o seu compromisso com a educação, garantindo que em 2010 os avanços continuarão acontecendo e reafirmou o propósito de implantar o livro didático do Sistema Positivo, e o fardamento escolar. Além da escola do distrito de Oitizeiro que já está sendo completamente reformada, o prefeito anunciou que irá iniciar nos próximos a reforma e ampliação de outras três escolas em parceria do o governo do estado.

O prefeito também anunciou a ampliação da escola do distrito de Lagoa Grande e informou ainda que já foi licitada a obra para a construção  da escola de Primeira Lagoa. “O secretário estadual de educação prometeu que vai nos ajudar junto ao Ministério da Educação no sentido de fazer com que os nossos projetos para construção de quatro escolas na zona rural, em Ponta do Mato, Assentamento Espírito Santo, Rosário e Manibu, possam sair ainda este ano”, enfatiza o prefeito, acreditando que este ano os avanços serão maiores que no ano passado.

Nos próximos dias, o prefeito Antônio Peixoto também estará iniciando o processo licitatório, para a construção da creche infantil que será erguida no Conjunto Luiz Lopes Varela.

Ao final do encontro, a presidente da Undine e ex-secretária de educação do município de Natal, professora Justina Iva, proferiu palestra, abordando o tema Gestão Participativa, discutindo por exemplo, como a gestão escolar pode contribuir de maneira eficiente e eficaz na garantia de uma educação de qualidade em que, por meio de práticas cotidianas se busquem caminhos que visem a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dentro do tema, a professora abordou também o papel da escola e do gestor além de experiências realizadas no âmbito escolar, podendo-se afirmar dentro desse contexto que para o sucesso do processo educacional necessita-se de conscientização, investimento e determinação.

# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social de Ceará-Mirim/RN



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 22h14
[] [envie esta mensagem] []


 
  

G i r o   p e l o

www.etevaldojunior.com.br

 

>>> - A maior obra que um governo pode realizar é promover políticas públicas que resolvam os problemas sociais da cidade, estado ou país. Ou seja, melhorar a qualidade de vida do povo, através de uma gestão pública, democrática, transparente e participativa.



>>> - Quero me congratular com o jornalista Iran Costa e Família pelos 9 anos do Jornal Litoral Notícias. Esse é o único jornal impresso da região e brevemente estará com portal na internet. A equipe do "Litoral" está de parabéns.


>>> - Instituto realiza pesquisa de opinião pública em Ceará-Mirim, sob encomenda do governo do estado para avaliar a situação das administrações municipal, estadual e federal perante a população. O levantamento foi realizado na semana que antecede a visita da governadora Wilma. Mas independente de pesquisa, percebe-se claramente quem é aprovado e quem é rejeitado em nossa cidade.


 

# twitter de Etevaldo Junior (Sociólogo e Cientista Político)



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 23h27
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Ceará-Mirim recebeu mais de R$ 44 milhões em 2009

O Portal da Transparência é uma página na internet do governo federal (implantado na gestão do presidente Lula), onde mostra os valores repassados pela União aos municípios do Brasil. Cabe também aos cidadãos, fiscalizar a aplicação dos recursos.

Em 2009, nosso município recebeu segundo o Portal da Transparência a quantia de R$ 44.122.030,59. São 2,200.104,19 a menos que no ano anterior, quando Ceará-Mirim recebeu R$ 46.322.134,78 em 2008.
Acesse o Portal da Transparência e veja o detalhamento dos recursos transferidos ao município de Ceará-Mirim. Clique aqui confira.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 18h12
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Dilma em 1º lugar na sucessão

A candidata de Lula ultrapassa José Serra na disputa pela sucessão presidencial, segundo pesquisa (espontânea) da CNT/SENSUS

Resultado da pesquisa espontânea
Lula - 18,7%
Dilma Rousseff - 9,5%
José Serra - 9,3%
Aécio Neves - 2,1
Marina Silva - 1,6
Ciro Gomes - 1,2
Outros - 1,9
Branco/Nulo - 2,6
NS/NR - 53,1

Avaliação do governo:
Positivo - 71,4%
Regular - 22,0%
Negativo - 5,8%

Desempenho pessoal de Lula:
Aprova- 81,7%
Desaprova - 13,9%

# Com informações de UOL.com.br – Pesquisa divulgada em 01/02/2010, na íntegra em  http://migre.me/iq2I



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 14h52
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Fala Leitor...

 

Aura Valesia [valesiad@gmail.com]

Sinceramente! Fico passada, quando vejo certos descasos com artista da terra. Gente, é uma vergonha a falta de compromisso com essa classe tão sofrida e talentosa. Sou mãe de artista(reconhecida nacionalmente), conheço essa coisa de horror que fazem com essa gente que inicia seu trabalho em sua terra natal. Não são valorizados e nem recebem respeito e apoio dos poderes, e ainda são violados nos seus direitos. Essa classe que faz a diferença, só recebe sentença e nada mais. Aqui não é diferente, uma cidade linda, cheia de talentos, um celeiro devercificado e o descaso. Tantos artistas com potencial incrivel e ainda vivem com sua arte reprimida e sem oportunidade. Acordem autoridades competentes, abram bem os olhos para verem e serntirem a necessidade e o valor da arte, dos artistas, da cultura e do progresso.Um mundo sem artista è uma noite sem lua e nem estrelas. Interessante, quando um artista, sai de mala e cuia e é reconhecido, a terra natal quer ser a mãe da cria!

 


Leitor []

Caro amigo blogueiro, tudo isto esta acontecendo por um simples fato, ma administração. Todos os cargos esta sendo ocupados por gatos, que com sua gula feroz acabam com tudo e todos. Veja a situação destes artistas que aguardam a boa vontade destes inúteis administradores! Na cultura: A banda trabalhando no limite e sobre forte pressão. Atualmente esta sendo mantida por músicos contratados, pois o efetivo que moram em natal faz parte da cúpula dos gatos. Não vem e nem assinam a folha de Ponto e recebem o salário integral, é justo? Tive conhecimento de um fato muito estranho, nem o diretor da Fundação sabia do Pagamento dos músicos efetivos ( que moram em natal, pois para Waldeck não deveriam receber nada devido grande quantidade de faltas, mais o mesmo recebeu tudo, como?...Esta é a valorização dos artistas da terra?...

 


Tatiane []

Até parece que o tal do João Maia vai ter muitos votos aqui em Ceará-Mirim...coitadinho dele e do nosso efeciente Prefeito...

 


Ivic [ivic_cmirim@yahoo.com.br]

É lamentável que as propostas de campanha n passem de pura retórica... O q será q o prefeito irá falar nos palanques na campanha que se aproxima?...

 



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 11h59
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos