a>
  

SINTE

Trabalhadores e população de Ceará-Mirim conquistam vitória contra projeto da prefeitura

Prefeito Antônio Peixoto foi obrigado a retirar da Câmara Municipal o projeto que entregava a folha do município para uma financeira

Os professores e a população em geral de Ceará-Mirim conquistaram uma importante vitória contra os ataques da prefeitura. O projeto de número 12, enviado pelo prefeito Antônio Peixoto (PR) para ser votado pelos vereadores e que trata da venda da folha de pagamento do município para uma empresa financeira, foi retirado da pauta de votação da Câmara Municipal. A informação foi confirmada hoje (23) pela diretoria do Sinte - Regional de Ceará-Mirim.

As mobilizações realizadas pelo sindicato da educação, em parceria com o Fórum Contra a Opressão Social e Política (FCOSP), ajudaram os trabalhadores e a população de Ceará-Mirim a derrotar o projeto de privatização (venda) da prefeitura. Diante da luta e da revolta dos trabalhadores do município, o prefeito Antônio Peixoto se viu obrigado a retirar o documento da Câmara. "A retirada do projeto nº 12 significa uma grande vitória. Uma vitória do FCOSP, do movimento organizado e de toda a população. Estão de parabéns todos os que participaram direta e indiretamente dessa luta.", declarou Ana Célia, diretora do Sinte de Ceará-Mirim.
Entretanto, para a diretoria do sindicato essa é uma vitória parcial, pois ainda é preciso derrotar o projeto nº 15 da prefeitura, que impõe um conjunto de ataques ao Plano de Carreira dos professores do município. "Por isso, a luta continua. Principalmente para nós, da educação. Temos que ir até o fim, rejeitando o Plano de Antônio Peixoto e defendendo que não seja aprovado. A coordenação do Sinte enviou ofício ao prefeito, solicitando audiência e pedindo que retirasse o projeto da votação na Câmara. Mas temos plena certeza de que só com muita luta será possível vencer mais essa batalha.", defendeu Ana Célia.
O projeto sobre o Plano de Carreira dos professores de Ceará-Mirim será votado na próxima terça-feira (26), às 14h, na Câmara Municipal. Com o objetivo de barrar mais esse ataque, o Sinte está convocando todos os trabalhadores em educação e a população em geral para comparecer no dia da votação. Um dia antes, segunda-feira (25), também haverá uma carreata em protesto contra os ataques e o autoritarismo da prefeitura.
Nos dias 25 e 26, é hora de ousar lutar, é hora de ousar vencer.


# Fonte: SINTE - Regional Ceará-Mirim/RN


Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 17h16
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Após pressão popular, Peixoto retira projeto polêmico

 

Nesta sexta-feira (22/01/2009), o prefeito de Ceará-Mirim teve uma atitude sensata e retirou o projeto 012/2009 de tramitação na Câmara Municipal. O fato foi confirmado pelo presidente da casa,  vereador Roberto Lima (PR) . O projeto trata da concessão onerosa para operacionalização dos pagamentos da prefeitura e da arrecadação secundária, por uma instituição financeira.

 

A maior polêmica está no artigo 2º, que dizia: “A concessão de forma onerosa a instituição financeira para ocupar e explorar, a título precatório, através de concessão onerosa de uso, pelo período de 5 (cinco) anos, a exclusividade da gestão da folha de pagamento dos servidores, da folha de fornecedores, da arrecadação secundária e centralizada de tributos e preços públicos municipais e de empréstimos consignados para servidores.”

 Leia na íntegra:

 

 

O projeto sofreu forte rejeição popular e isso fez com que o executivo recua-se na proposta.

 

Os poucos membros do governo que defendiam de forma intransigente o projeto ficaram agora numa difícil situação: se o projeto, na opinião deles, era ótimo, porque o prefeito fará alterações? Será que algum vai criticar Peixoto? Ou estavam defendendo apenas seus cargos e interesses pessoais? Fica a pergunta, se algum defensor do projeto quiser se pronunciar, iremos publicar com o maior prazer.

 Nosso e-mail é falacm@bol.com.br - Viva ao debate!

 P.S. Por falar em debate, a sociedade espera do prefeito uma ampla discussão sobre os principais projetos de seu governo.



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 11h23
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Bate Papo Fala Ceará-Mirim

Clique no 1º Avatar(Boneco) ao lado para colocar o seu nome e mudar a imagem. E boa prosa!


Get your own Chat Box! Go Large!



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 10h49
[] [envie esta mensagem] []


 
  

2ª Conferência da Cidade elegeu 7 delegados

Eles vão representar Ceará-Mirim na 4ª Conferência Estadual das Cidades

A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, em parceria com as secretarias de Turismo e Meio, Agricultura e Abastecimento, Assistência Social e Fundação de Cultura Nilo Pereira, realizou nesta quinta-feira 21/01, a 2ª Conferência Municipal da Cidade, no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, no bairro Santa Águeda.

Participaram da Conferência, lideranças comunitárias, estudantes, representantes dos movimentos sociais e populares, Organizações Não Governamentais-ONGs, servidores públicos municipais, vereadores, além de autoridades políticas e religiosas, secretários municipais e auxiliares do governo municipal que prestigiaram o evento.

Durante todo o dia foram realizadas palestras e debates sobre os eixos temáticos do encontro.

Pela manhã, o vereador George Câmara, do PCdoB de Natal fez uma exposição dos quatro eixos: 1)Criação e Implementação dos Conselhos das cidades, 2)Aplicação do Estatuto da cidade e dos Planos Diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano, 3)A integração da política urbana no território: fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana, 4)Relação entre os programas governamentais como: PAC e Minha Casa Minha Vida, e a política de desenvolvimento urbano.

A tarde aconteceram os debates e discussões sobre os eixos e a elaboração de propostas que foram submetidas a apreciação da plenária.

De acordo com a secretária de administração do município e presidente da Conferência, Rozangela Sá, a realização da 2ª Conferência foi importante para a elaboração de novas políticas públicas para o desenvolvimento urbano da cidade. “Contamos com a participação de vários representantes da sociedade civil organizada, o que nos aproxima das reais necessidades do município e que certamente irá qualificar ainda mais a atuação da prefeitura nesta área”, ressalta a secretária.

O prefeito Antônio Peixoto, que fez a abertura oficial do evento pela manhã, também destacou a importância da 2ª Conferência da Cidade. “Foi muito importante a participação de todos vocês, na discussão dos problemas que afetam à todos nós, mas que com certeza, essas discussões aqui travadas serão levadas em consideração em todos os planejamentos  à níveis municipal, estadual e federal”, frisou.

Ao final do evento, foram eleitos 7 delegados, que terão a missão de representar Ceará-Mirim na 4ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para acontecer até o final do mês de fevereiro em Natal, sendo 3 representando o Poder Executivo municipal, 2 representando os movimentos sociais e populares, 1 pelas ONGs e 1 movimentos sindicais.

Foram eleitos respectivamente: Manoel Eustáquio de Barros, Luiz de Oliveira Fernandes, Rozangela Maria Silva de Sá, José Alexandre dos Santos, Aretusa Kaline Silva de Oliveira, Francisco dos Navegantes e Arnaldo Vital da Silva.

Foto: Elias


# Enviado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social de Ceará-Mirim/RN



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 09h44
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Infelizmente, a Conferência das Cidades não foi “um sucesso”

 

O debate é sempre positivo. Eventos como esse configura-se como um exercício de cidadania. Mas o fato é que a Conferência das Cidades em Ceará-Mirim ficou abaixo da expectativa.


A solenidade de abertura foi concorrida, mais de 130 pessoas assinaram presença, mas depois que ela acabou, o prefeito foi embora e boa parte do público também. Aliás, o prefeito saiu e não voltou mais, pois tinha “outros compromissos”, provavelmente mais importantes. Nem chegou a assistir a excelente exposição do professor, vereador e advogado George Câmara.


A pequena participação é culpa do prefeito? Não. A sociedade deveria se apropriar dessas atividades e se fazer presente maciçamente. Faltou mobilização da sociedade, bem como, uma maior articulação e comunicação por parte do governo.


Ao final da conferência, antes do previsto, o público presente ficou menor do que o da audiência pública realizada pela sociedade civil no CEC dia anterior. E olha que a audiência não foi um evento concorrido, apesar de tão produtivo quanto à conferência, em termos de exercício de cidadania.


Vale salientar ainda, que a maioria delegados eleitos na Conferência das Cidades são cargos comissionados ou recebem gratificação da prefeitura.


Fica o registro, a reflexão e a expectativa de que com o tempo, nossa cidade possa evoluir com relação essas e outras atividades democráticas.

 



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 09h30
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Sonhar mais um sonho impossível

(Letra de Joe Darion / Música de Mitch Leigh / Versão Chico Buarque e Ruy Guerra)

 

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 09h25
[] [envie esta mensagem] []


 
  

O Blog Fala Ceará-Mirim (www.falacm.zip.net)  está no ar!

 

Com total independência, iremos repercutir assuntos de interesse do povo de Ceará-Mirim.

 

Contamos com sua participação. Todo comentário aprovado será publicado com destaque na página principal.

 

Viva a Democracia!



Quem somos:

 

Quatro jovens de Ceará-Mirim serão os moderadores e colaboradores fixos desde blog.

São eles: Ronny Silva (técnico e professor de informática), José Iranildo (estudante e promotor de eventos),   José Roberto (radialista e universitário) e Etevaldo Junior (sociólogo e cientista político).

 

Nosso E-mail: falacm@bol.com.br



Escrito por Equipe Fala Ceará-Mirim às 08h31
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

NOSSO E-MAIL
falacm@bol.com.br

Acesse o site de Etevaldo Junior

HISTÓRICO



>>> LINKS ATUALIZADOS

 Etevaldo Junior
[Sociólogo e Cientista Político]

 Movimento Ceará-Mirim Minha Cidade Eu Governo
 Goto Seco
 Twitter CEARÁ-MIRIM/RN
 SINTE - Ceará-Mirim
 Iran Costa
 João André
 Tá errado a gente mostra
 Educação é a solução
 Navegantes
 Fernando Siqueira
 Ceicinha Câmara
 Anderson Severo
 Blog de Ceará-Mirim
 Retratos e Canções
 Ministério Público - Ceará-Mirim


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!


Loading






XML/RSS Feed
rss
CATEGORIAS
Todas as mensagens
 ARQUIVO FALACM 2 anos